A automação de marketing é resultado da transformação que a publicidade digital tem passado desde o surgimento da internet, ainda em meados dos anos 1990.
A partir dos anos 2000, com a ascensão da internet móvel, um ecossistema totalmente novo vem ganhando o cenário digital, em torno de aplicativos que oferecem aos profissionais de marketing mais pontos de contato para alcançar o público e entender como os consumidores se comportam.
Com o crescente volume, granularidade e complexidade das campanhas de marketing digital atuais, surge a necessidade de reunir um número de fluxos de trabalho e gerenciá-los com eficiência.
A automação de marketing está relacionada aos dispositivos móveis, à medida que os profissionais de marketing procuram delegar tarefas melhor tratadas por máquinas e usar o potencial da automação para obter o máximo benefício.
Assim, é possível qualificar as operações a partir de informações e interações com os usuários, mensurar dados e adquirir mais rapidez para realizar atividades repetitivas, como envio de e-mails.
Definição de automação de marketing
Automação de marketing é qualquer processo que envolva as atividades e estratégias de marketing automaticamente, usando softwares diversos.
Organizações e empresas podem usar a automação de marketing para aumentar a velocidade de trabalho, reduzir tarefas repetitivas e introduzir eficiência.
A seguir estão 3 maneiras pelas quais a automação de marketing pode ajudar a aumentar as vendas.
- Gere leads
As landing pages são uma ferramenta importante na automação de marketing.
Quando combinadas com conteúdo fechado e e-mails de resposta automática, eles formam um volante automatizado que captura novos leads e começa a nutrí-los instantaneamente de forma adequada.
- Personalize campanhas
E- mails e landing pages podem ajudar a gerar novos leads, determinar a qualificação desses contatos e usar dados como o comportamento do site para nutrir melhor os clientes em potencial em direção à conversão.
- Aproveite os gatilhos
Os emails de gatilho são uma forma única de automação de marketing que chega à caixa de entrada dos clientes em horários nobres, como logo após eles saírem do carrinho ou terminarem uma avaliação gratuita.
Combinados com upsells e promoções, eles se tornam um incentivo para quem quer adquirir algo e estimulam os usuários a converterem mais rapidamente.
Por que a automação de marketing é importante?
O marketing está passando por uma mudança, à medida que o software se torna mais avançado e técnicas como inteligência artificial começam a ser aproveitadas no espaço de automação.
À medida que essa mudança se intensifica, o nível de valor que pode ser agregado pelos serviços de automação de marketing começa a superar o desempenho dos usuários humanos.
Eventualmente, essa vantagem competitiva aumenta a tal ponto que o uso de software de automação será um requisito básico para competir no espaço de marketing online.
Benefícios da automação de marketing
O principal benefício da automação de marketing é remover a repetição de atividades para usuários humanos e qualificar as campanhas criadas.
Não há nada em que os computadores sejam melhores do que trabalhar processualmente por meio de tarefas repetitivas.
Como um computador nunca se cansa, e pode realizar milhões de cálculos por segundo, ele aumenta enormemente a eficiência e pode reduzir o erro humano, agilizando processos de atendimento e vendas.
Os computadores também são capazes de agir em uma fração de segundo, muito mais rápido do que um humano jamais poderia, então podem reagir rapidamente às mudanças nas circunstâncias e apresentar tendências para que as equipes realizem essas ações mais rapidamente.
Recursos de ferramentas de automação de marketing
Como uma empresa encontra o melhor software de automação de marketing? Como regra geral, a seguir estão os principais recursos a serem procurados:
- Criador de campanhas e landing pages
A escolha de uma ferramenta que permite automatizar e personalizar comunicações, criar e-mails, modificar com base no desempenho, criar landing pages impressionantes faz parte dos negócios.
Uma interface simples de arrastar e soltar permite criar campanhas de marketing adaptadas às promoções específicas e necessidades de negócios com facilidade e rapidez.
- Integração de CRM
As atividades de automação de marketing devem ser alimentadas a partir de uma ferramenta de CRM (Customer Relationship Management), isto é, gerenciamento de relacionamento com o consumidor.
Dessa forma, é possível ter uma fonte real, integrada e sempre atualizada para todas as informações de vendas e marketing.
Com isso, é possível carregar, armazenar e gerenciar registros detalhados de leads que incluem informações como nome, endereço, e-mail, número de telefone, histórico de compras e site, melhorando os contatos e materiais direcionados a esses clientes e potenciais consumidores.
- Estatísticas e relatórios
As métricas fazem sucesso, quando se trata de automação de marketing. Um software com um painel de análise que ajuda a visualizar o tráfego, as conversões de dados é importante.
Também é necessário contar com a capacidade de gerar relatórios em tempo real e analisar determinadas métricas, como fonte de leads ou taxas de abertura.
Conclusão
A automação de marketing é uma parte fundamental da estratégia de inbound marketing de todas as empresas inteligentes.
A implementação total permite a exploração de diferentes integrações de marketing disponíveis com a ferramenta de automação escolhida, criando diferentes fluxos de trabalho usando:
- Chat bot;
- E-mail;
- Interação com o público;
- SMS.
Com a evolução em todos os setores, a automação de marketing não deve ser uma surpresa, mas é cada vez mais necessária para obter melhores resultados quanto aos esforços de divulgação de uma marca ou uma empresa.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.