WhatsApp não funciona: o que fazer?

O WhatsApp faz parte do dia-a-dia de todos os brasileiros. Quando ele para de funcionar todos ficamos apreensivos. Descubra hoje as principais formas de verificar o problema quando o WhatsApp não funciona.

O WhatsApp é o principal meio de comunicação entre pessoas hoje no Brasil, se tornando uma mão na roda para mensagens de texto instantâneas, enviar fotos e arquivos, chamadas de vídeo e áudio. O WhatsApp revolucionou a forma como interagimos uns com os outros.

No artigo de hoje vamos te ensinar o que fazer quando o WhatsApp parar de funcionar. Vamos às dicas em nosso site!

Dica 1: verifique se o WhatsApp está fora do ar

Algo que é muito difícil de acontecer, que as pessoas acabam não se dando conta quando seu WhatsApp não funciona, é que o aplicativo pode estar fora do ar.

Você pode conferir se isso está acontecendo com uma rápida pesquisa no Google (se o Google não abrir também, siga a próxima dica) ou visitar o site Downdetector, um site especializado em informar quando algum site, plataforma ou aplicativo (como é o caso do WhatsApp) está fora do ar.

Normalmente esse tipo de problema não costuma durar muito tempo, mas já houve casos de ficar mais de 3 horas inoperantes.

Essa dica também é importante para usuários do aplicativo WhatsApp GB atualizado. Confira se ele está operante e que sua internet esteja funcionando.

Dica 2: Verifique se sua Internet está funcionando

Essa é uma dica bastante óbvia, se a sua internet estiver fora do ar, seu WhatsApp também estará. Dessa forma, sempre que seu WhatsApp estiver fora do ar, verifique sua conexão com a internet.

Caso não esteja, vale a pena desativar e ativar o Wi-Fi novamente, para ver se o problema vai persistir. Se continuar sem conexão, reinicie seu roteador, muitas vezes essa medida resolve o problema. Caso persista com o erro, ligue para o seu provedor de internet e verifique se aconteceu algo.

O que pode acontecer se você estiver fora de casa, em um lugar que sua Internet conecte automaticamente, é a senha ter sido alterada. Caso esteja conectado no 3G ou 4G, seu pacote diário pode ter esgotado.

Caso sua Internet volte a funcionar, mas seu WhatsApp não, verifique as próximas dicas, porque o motivo não será a falta de internet.

Dica 3: Reinstale ou atualize o WhatsApp

Normalmente, quando tem uma nova versão do WhatsApp, automaticamente seu aparelho pede para atualizar, porém, algumas vezes isso não acontece. Quando a sua versão se torna obsoleta o WhatsApp para de funcionar.

Para resolver isso é bastante simples, verifique se teve alguma versão mais nova. No Google Play para Android ou na App Stores para IOS você vai poder ver se tem a opção atualizar. Caso a sua versão seja a mais recente (e não seja nenhum dos problemas acima ou abaixo), tente excluir o app e reinstalar.

Esse é um erro comum que acontece em muitos aparelhos, a instalação costuma resolver em muitos casos.

Dica 4: Memória cheia do celular

Outro erro que impede você de acessar seu WhatsApp, em muitos casos, é o seu aparelho estar com a memória cheia. Para resolver esse problema, você terá que verificar alguns arquivos e aplicativos que não esteja mais usando e excluí-los.

Para esse erro, costuma aparecer um passo a passo mostrando na tela do seu celular mostrando quanto de memória será necessário liberar e quais aplicativos que serão excluídos vão dar o espaço necessário.

Esse é um problema de celulares mais antigos, que não possuem uma boa quantidade de memória para os dias de hoje. Além de parar o funcionamento do WhastApp, muitas vezes esse problema trava o WhatsApp e você precisa sair e entrar novamente no aplicativo para acessá-lo.

Dica 5: Forçar parada e limpar cache do aplicativo.

Quando o WhatsApp não funciona, forçar uma parada e limpar o cache do aplicativo podem fazer seu aplicativo voltar a rodar. Para fazer isso vá até as “Configurações”, depois em “Aplicativos” e encontre o “WhatsApp”, clicando nele vai aparecer a opção “Forçar Parada” que literalmente vai forçar uma parada no aplicativo.

Para limpar o cache é bem simples, é só clicar na opção (que normalmente fica ao lado do botão “Forçar Parada”) “Limpar Cache”, que vai excluir arquivos temporários que o WhatsApp armazena e podem estar atrapalhando o funcionamento do app.

Após realizar esses procedimentos, você inicia o WhatsApp e verifica se ele voltou a funcionar.

Essas são as principais dicas para verificar porque seu WhatsApp não funciona. Compartilhe com seus amigos, para que mais pessoas tenham acesso a essas informações. Nos vemos em breve!

Confira: Como usar o digital para alavancar seu negócio

Insistimento Portal de Notícias