Antes de compreender quais são as melhores práticas do DevSecOps, precisamos primeiro entender as diferenças entre o DevOps x DevSecOps. Ambos são uma abordagem, tanto técnicas quanto culturais, que visam facilitar o processo de desenvolvimento e unir todas as equipes necessariamente para a criação de uma aplicação.
Devido a essa realidade, DevSecOps, deve manter práticas claras, para a abordagem ser realizada em sua capacidade total, desde a implementação de regras de segurança que todas as equipes possam entender, até um constante treinamento em volta dessas regras.
Qual a diferença entre DevOps vs. DevSecOps?
DevOps, como o nome sugere, é uma metodologia de desenvolvimento que une diversas facetas do processo de desenvolvimento em busca de acelerar a entrega de uma aplicação para o consumidor, com maior eficiência e organização. Ela é composta por dois elementos: o “Dev”, referente a equipe de desenvolvimento e o “Ops”, referente a equipe de operações.
DevSecOps, em sua contrapartida, visa em adicionar mais um elemento no paradigma do que deve ser necessário no desenvolvimento de uma aplicação. O “Sec” se refere a um novo elemento que cada vez se torna mais crucial no desenvolvimento, a segurança. No geral visa em manter, como maior prioridade, não só um desenvolvimento eficiente, mas também a segurança da aplicação em si em todos os estágios de criação.
Por que adotar o DevSecOps?
Mas, por que deve ser utilizado o DevSecOps em vez de apenas DevOps? A resposta se encontra na necessidade de segurança em todos os estágios do desenvolvimento, para uma equipe poder garantir um produto de qualidade, sem crescer profundamente o ciclo de desenvolvimento.
Com a segurança se tornando um elemento principal no desenvolvimento, uma equipe pode se certificar que sua aplicação irá sobreviver sem comprometimentos futuros, resolvendo problemas desde cedo, evitando possíveis revisões e até mesmo complicações que podem surgir quando a aplicação atinge o mercado.
Principais práticas para DevSecOps
As principais práticas para o DevSecOps é a integração de técnicas SAST, DAST e SCA, com um constante monitoramento, que oferecem um foco em segurança em todos os estágios do ciclo de desenvolvimento de uma aplicação, oferecendo um feedback em tempo real das possíveis vulnerabilidades encontradas na produção.
Quando se trata de DevOps x DevSecOps, DevSecOps se encontra em um novo ambiente, onde plataformas e ferramentas podem automatizar as práticas necessárias para garantir a segurança, contribuindo com a eficiência e a qualidade do processo de desenvolvimento.
Quais os desafios para implementar DevSecOps?
Os maiores desafios, ainda mais comparando DevOps x DevSecOps, são o valor cultural, sendo necessário apresentar a necessidade de novas medidas de segurança, explicando seu valor e apresentando de forma claras essas novas medidas.
Também existem desafios no quesito de transição de paradigma, com todas as equipes tendo um novo foco e consideração pela segurança da aplicação, novas preocupações e pontos de interesse surgem, com novas abordagens tendo que ser implementadas em equipes que podem nunca ter considerado estes aspectos.
Mesmo as diversas vantagens de uma abordagem DevSecOps, desafios ainda surgem quando se trata em uma aplicação real dessas medidas. Mas, com plataformas como a Rainforest, e suas ferramentas automatizadas com constante monitoramento, um grande peso pode ser levantado pelas equipes em sua adaptação para um modelo mais seguro e compatível com o mundo atual de desenvolvimento.