Onde encontrar um avaliador de imóveis?

A busca por um avaliador de imóveis é importante na hora de vender ou comprar um imóvel. Visto que esse é o profissional responsável por analisar o estado do local.

Ele com base em informações técnicas garante que o cliente não caia em armadilhas. Além disso, ele faz analises de bens como prova em ações de processos judiciais.

Para isso você precisa saber onde encontrar esse profissional. Além disso é importante saber qual a sua função e porque ter o serviço dele é necessário.

Ficou interessado? Então continue lendo este artigo para descobrir mais sobre esse profissional.

Como encontrar um avaliador de imóveis?

Para facilitar a busca por um avaliador de imóveis o Conselho Federal de Corretores de Imóveis deixa disponível em seu site, uma plataforma onde é possível acessar de forma gratuita.

Você pode consultar a lista com todos os corretores com título de avaliador no site da Cofeci. Esse profissional emiti um parecer técnico, após conseguir várias informações sobre a propriedade.

O trabalho de um avaliador deve ser bem feito para que o dono não passe por maus lençóis. Ao avaliar o terreno ele vai conferir todos os registros, documentos, fotografia e histórias do local.

Por isso existem casos onde o corretor não pode fazer essa avaliação. Isso porque, o mesmo não se encontra apto para exercer tal função e com isso não consegue dá um valor.

Logo, é importante que um profissional certificado tome a frente e faça uma boa avaliação. Com isso ele irá garantir um bom preço ao imóvel.

O que faz um avaliador de imóveis?

Um avaliador de imóveis é responsável por analisar uma propriedade, fazendo que o cliente não perca seu imóvel. Além disso, ele pode avaliar patrimônios que são usados como provas em processos judiciais.

Em casos de disputa judicial de heranças e outros bens que possa envolver o imóvel. Neste caso o perito imobiliário é acionado.

Mas para exercer essa função, é necessário ter formação de corretor de imóveis. Bem como, ter uma credencial no CRECI. Para ser perito imobiliário também é preciso ter uma especialização na área.

Além disso, alunos que estejam cursando Gestão imobiliária. De certa forma são os corretores que acabam se aperfeiçoando na função.

O avaliador de imóveis pode atuar em diferentes áreas. Do mesmo modo que pode fazer analises para:

  • Clientes particulares;
  • Órgãos públicos;
  • Prefeitura;
  • Empresas;
  • Etc.

Contudo também pode ser assistente técnico jurídico. Logo esse profissional tem liberdade de atuar em muitas áreas. Mas, existem funções mais comuns, são elas:

  • Desapropriações;
  • Percas e Danos;
  • Indenizatórias;
  • Entre outros.

Em casos de perícias ele recebe o nome de Perito avaliador judicial. Neste caso o próprio juiz pode solicitar a avaliação do imóvel.

Qual a importância do avaliador de imóveis?

O avaliador de imóveis é importante no mercado, porque é ele quem dá o valor justo ao local. Ele faz isso de acordo com a localização e o estado em que se encontra o imóvel.

Acontece que o setor imobiliário é necessário para a população, além de ser um segmento que mais cresce. Logo, é através do corretor que as pessoas podem negociar venda, compra ou aluguel de imóveis.

Ou seja, ele lida diretamente com a propriedade do indivíduo. Para que o tramite seja feito com sucesso, as imobiliárias contam com avaliadores, corretores que cuidam disso.

Com isso o avaliador de imóveis irá cuidar de verificar o imóvel para garantir que esteja em boas condições. São eles que vão determinar o valor do local, como dito no início.

Por isso, que a solicitação deste profissional é importante. Eles vão garantir que o imóvel está e boas qualidades para venda, compra ou aluguel.

Ao ver um imóvel você deve contar com os trabalhos dele. O serviço do mesmo determina que tudo está bem. Além disso eles podem atuar em processos judiciais.

Pensando nisso conheça, a Nero Avaliações que possuem uma ótima equipe. Com isso eles produzem laudos técnicos de bens e imóveis.

Conclusão

Enfim, vimos como encontrar um profissional para verificar seu imóvel. Qual a função do mesmo, além de sua importância.

Garantir que tudo esteja bem na hora de comprar, vender ou alugar uma moradia é ter a certeza de segurança para sua família. Sabendo disso procure por um avaliador no site da Cofeci.

Mas, não se esqueça que eles podem atuar em caso de processos judiciais. Pois eles exercem essa função quando preciso.

Gostou desse conteúdo? Esperamos ter lhe ajudado em sua busca, deixe seu comentário caso tenha alguma dúvida, ficaremos felizes em ajudar.

Insistimento Portal de Notícias