Qual a importância do SERP?

Qual a importância do SERP?
Qual a importância do SERP?

SERP é a lista de resultados apresentada pelos buscadores quando o usuário faz algum tipo de pesquisa. Em outras palavras, é a página que traz as informações e links sobre o que foi procurado.

O que as organizações sempre procuram é estar entre as primeiras posições do ranqueamento, visto que são as mais acessadas pelos usuários que estão pesquisando algum assunto.

Qualquer negócio que investe em marketing de conteúdo e marketing digital de forma geral procura esse posicionamento, depois fica muito mais fácil conquistar leads e iniciar o processo do funil de vendas.

Para investir nas estratégias de SEO, é muito importante compreender o funcionamento do SERP. No caso do Google, ele traz muitas oportunidades e desafios por conta das mudanças nos algoritmos.

O propósito do buscador é oferecer a melhor experiência para os usuários e isso é muito bom, pois torna a internet uma fonte de informações segura para todos. Ao mesmo tempo, isso aumenta muito a exigência para com os sites.

Pensando em ajudar quem investe nas estratégias de SEO, este artigo vai mostrar a definição de SERP, como funciona e qual é sua importância.

O que é SERP?

SERP é uma sigla para Search Engine Results Page, e atua como uma das partes mais importantes dos buscadores para melhorar a experiência dos usuários, trazendo resultados relevantes e eficientes.

No entanto, nem sempre houve essa preocupação, visto que o SERP mudou muito nos últimos anos e vai continuar melhorando continuamente. As empresas precisam estar atentas a isso porque ele indica a ordem em que os conteúdos serão apresentados.

Uma escola de educação infantil em tempo integral nunca saberá quais são essas exigências porque elas não são divulgadas, visto que o propósito é sempre garantir a qualidade dos resultados mostrados aos usuários.

Quando alguém faz uma pesquisa, vai encontrar cerca de dez links por página, além dos anúncios que aparecem destacados. Para garantir uma boa experiência ao usuário, o Google muda esse layout e utiliza as featured snippets para otimizar a pesquisa.

Enquanto os resultados orgânicos são alcançados pelas estratégias de SEO, os anúncios são pagos e por isso são exibidos em destaque para uma palavra-chave.

O Google faz análises constantes sobre o comportamento de pesquisa dos usuários para identificar o objeto de pesquisa e reduzir o tempo de entrega.

Se alguém pesquisa sobre marketing de conteúdo, pode ler um resumo sobre seu conceito logo na primeira página, sem nem mesmo precisar clicar no link.

Dentre os principais features usados pelo Google estão imagens, definições e shopping, e eles aparecem no topo da primeira página e ocupam um espaço maior do que os links que aparecem nos resultados.

Como funciona o SERP

No SERP, o algoritmo do Google tem como propósito trazer resultados relevantes para as pesquisas dos usuários. Para fazer isso, classifica as páginas considerando uma série de fatores de SEO.

Porém, não são apenas sites que aparecem entre os resultados e isso acontece porque o Google aperfeiçoa a página de resultados constantemente para melhorar a experiência do usuário.

Se uma pessoa pesquisou sobre tratamento para piso laminado, o Google elenca resultados de diferentes maneiras, colocando no topo do SERP aquilo que seus algoritmos consideram mais relevantes para a pesquisa, o que pode ser:

  • Imagens;
  • Vídeos;
  • Textos;
  • Locais;
  • Tweets.

Esses elementos são chamados de SERP features, ou simplesmente recursos do SERP. Mas além de compreender o funcionamento desse recurso, é fundamental entender sua importância.

Importância do SERP

Uma empresa precisa conhecer a SERP em seus recursos para desenvolver estratégias de SEO e conquistar as primeiras posições nos resultados de pesquisa.

É assim que a companhia consegue aumentar seu tráfego orgânico e o brand awareness, consequentemente, atraindo mais leads. Porém, tudo isso exige esforços que envolvem otimização de conteúdo.

Quando um fabricante de mesa para escritório planejado faz isso, considera a hierarquia do texto, palavras de transição, fluidez, imagens usadas no conteúdo, entre outros requisitos.

Outros esforços necessários são a otimização de URL, uso de meta tags e meta description, estratégias de palavras-chave, link building, design responsivo e otimização técnica do site para aumentar a velocidade de carregamento.

O SERP faz uma série de cálculos para melhorar a experiência do usuário, assim sendo, se o site traz uma boa experiência para as pessoas, provavelmente estará bem ranqueado na primeira página.

A companhia também precisa levar em conta os anúncios patrocinados dentro de suas estratégias de SEO, pois se quiser ter uma boa posição entre os anunciantes, o site institucional precisa ser utilizado.

Principais recursos do SERP

Cada tipo de pesquisa realizada no Google produz resultados diferentes e ele trabalha com um fator conhecido como ZMOT, ou Zero Moment of Truth, que nada mais são do que micro momentos que possibilitam que a página de resultados seja remodelada.

Isso acontece considerando o que o usuário pesquisa, por exemplo, se ele digita a palavra-chave “empresa de polimento de farol com verniz”, o Google vai apresentar locais em endereços próximos ao do usuário.

Para que a organização possa aproveitar melhor o SERP dentro de suas estratégias de SEO, precisa conhecer seus features. São eles:

Featured Snippets

Os featured snippets são conhecidos como posição zero do Google, uma vez que se encontram acima das primeiras posições, algo extremamente vantajoso para o link.

São caixas de respostas diretas que resumem a pesquisa e facilitam a vida do usuário. Ele consegue a resposta que deseja sem nem mesmo precisar clicar no link da página para obter a informação.

Podem aparecer em formato de listas, tabelas ou parágrafos, algo fundamental para trazer respostas sobre assuntos específicos, como definições, receitas, comparações entre produtos, passo a passo e por aí vai.

Google Imagens

Esse recurso rankeia as imagens dos sites, de acordo com as otimizações de SEO que elas recebem. Por exemplo, se alguém procurar sobre firma de jardinagem, pode encontrar imagens dos trabalhos feitos pelas empresas.

Ou o usuário pode pesquisar imagens utilizando filtros como tipo de imagem, cor e tamanho, algo que melhora ainda mais a experiência.

Google shopping

O Google shopping traz resultados para empresas que estão anunciando seus produtos e serviços. As soluções são apresentadas com título, imagem e preço, uma ao lado da outra para que a pessoa possa comparar preços e opções.

Para muitas empresas, esse recurso é uma excelente maneira de anunciar os produtos que chamam mais a atenção das pessoas visualmente.

Box de notícias

Box de notícias são caixas que trazem imagens em destaque de sites de notícias. Quando uma pessoa procura um termo relacionado a uma notícia que saiu recentemente, provavelmente encontra esse formato de resultado.

Por isso, a assessoria de empresas como uma especializada em fechamento de sacada pequena, podem usar esse recurso para trazer mais visibilidade para a marca.

Cards e painéis de conhecimento

Os cards e painéis de conhecimento são recursos focados em informações resumidas, considerando a palavra-chave pesquisada.

São feitos de maneira colaborativa, como no caso do site Wikipédia, e trazem gráficos provenientes de outros sites.

No entanto, esse recurso não compensa tanto para as empresas porque nem sempre o Google direciona o usuário para o link do site que traz a informação.

Pesquisas relacionadas

Esse recurso do Google são perguntas sugeridas por ele mesmo e que aparecem muitas vezes por conta de pesquisas comuns que os usuários fazem usando termos similares.

Por exemplo, se alguém pesquisar sobre curso de piscineiro, o Google pode oferecer as pesquisas relacionadas para solucionar a necessidade do indivíduo, visto que às vezes ele pode não saber a pergunta que deseja fazer ou o termo que deve usar.

Quando a pessoa clica na pergunta sugerida, o usuário encontra um novo resultado e um link respondendo seu questionamento.

O propósito de todos esses recursos do buscador é melhorar a experiência dos usuários quando fazem uma pesquisa, independentemente de sua localização ou do que estejam procurando.

É justamente por causa deles que quando alguém procura informações, por exemplo, sobre instalação de aquecedor de água a gás, consegue encontrar as melhores respostas, empresas, notícias, imagens, entre outros.

Considerações finais

O SERP é um recurso crucial para o funcionamento dos buscadores e para as estratégias de SEO das empresas. Entender seu funcionamento é fundamental para aplicar as otimizações necessárias nas páginas e conquistar boas posições.

Para os usuários, ele é muito vantajoso porque garante as melhores respostas para suas pesquisas, sempre de fontes confiáveis e com informações atualizadas.

Isso torna a internet muito mais segura, justa e democrática, uma vez que conquistam bons resultados aqueles que sabem otimizar suas plataformas e conteúdos, sempre priorizando a qualidade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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