Como criar e gerenciar uma cultura organizacional forte e saudável em uma empresa

A forma como os negócios são construídos atualmente estão cada vez mais priorizando as pessoas, para assim ter uma melhoria nos resultados diretos, seja de conversão ou demais aumentos de receita.

A principal mudança localizada nessas novas formas de fechar negócios é com relação à prioridade que vem sendo dada para a criação de culturas organizacionais saudáveis, fortes e duradouras.

Quando uma empresa de cftv, por exemplo, define práticas que visam integrar os colaboradores, adequando-os aos principais valores da marca, ela está começando a aplicar os conceitos da cultura organizacional.

As empresas atuais precisam entender o que realmente é e como executar as principais ações para criar uma cultura organizacional.

O que é Cultura Organizacional?

A forma como uma empresa conduz os seus processos focando no compartilhamento de visão, valores, objetivos, crenças e os hábitos comuns de lidar com situações é o que define o que é cultura organizacional.

Quando uma empresa que vende home theater planejado, por exemplo, define esses fatores ela deverá conduzir todas as suas ações com base neles, passando essa identidade para os atuais e futuros colaboradores.

Essa identidade surge pela certeza de um pequeno grupo que funda o negócio, mas que com o tempo passa a ser moldada pelas demais pessoas que se envolvem com estes negócios em algum nível. 

O poder de adaptação da cultura organizacional com a realidade atual do negócio mostra que esse é um organismo vivo e que depende de uma cooperação entre todos os envolvidos para ser funcional e agradável para todos.

Importância da Cultura Organizacional

Os negócios que dependem de bons profissionais para se manter funcionando, como uma empresa que oferece o serviço de laudo termografia, por exemplo, precisa desenvolver uma forte cultura organizacional para conseguir atrair estes profissionais.

A concorrência atual do mercado fazem com que os bons profissionais escolham a empresa em que desejam trabalhar, e a forma que ela lida com a cultura organizacional pode ser o fator decisivo.

Dessa forma a cultura organizacional tem um forte papel na atração de talentos, oferecendo ainda diversos outros benefícios para o negócio, como:

  • Motivação dos funcionários;
  • Retenção de talentos;
  • Compartilhamento de valores e princípios;
  • Fixação de processos internos;
  • Positividade na atuação.

Baseando então na quantidade de benefícios que podem ser encontrados na presença desse conjunto de práticas, é preciso entender como criar essa cultura, de uma forma que ela se sustente e possa ter o benefício da adaptabilidade a cada negócio.

Como montar uma Cultura Organizacional

A cultura organizacional é importante para todos os tipos de negócios, desde uma empresa que oferece manutenção de gerador usina hidrelétrica até uma grande distribuidora de alimentos.

Vale ressaltar que cada uma dessas empresas possuem tipos de negócios diferentes, portanto terão culturas organizacionais diferentes, podendo baseá-las em diversos princípios, desde que façam sentido para cada uma delas.

Mas algumas práticas podem ser comuns a todos os tipos de negócios, para então criar sua própria identidade. Confira abaixo algumas dicas que podem ajudar o negócio a seguir esse caminho.

  1. Criando valores compartilhados

Considerando o cenário de uma empresa de topografia rio de janeiro sendo a sede dessa empresa e que os objetivos dela são claros para o público, como produtividade, cooperação e eficiência, esses também devem ser os valores que os colaboradores devem seguir.

Isso ocorre, pois o primeiro passo para a construção de uma cultura organizacional, que dite o ritmo dos negócios, é justamente compartilhar entre todos os envolvidos os princípios e valores com os quais a instituição está baseada atualmente.

Estes valores devem ser mutáveis, pois com a evolução das discussões sobre diversos assuntos o peso dos temas podem ser diferentes, trazendo para a empresa uma necessidade latente de atualização.

  1. Focando em diversidade e inclusão

Muitos mercados possuem a diversidade e inclusão como uma prática comum em seu dia-a-dia, mas ainda é necessário crescer esse percentual e começar a enxergar as contratações inclusivas como algo além da obrigação.

Quando um time conta com pessoas diversas ele não está apenas cumprindo determinações de mercado, ele está também ampliando o seu poder competitivo, pois as decisões tomadas nestes ambientes serão ainda mais abrangentes e inovadoras.

Para que essa inclusão reflita na cultura organizacional é preciso manter essa discussão sempre viva entre os funcionários, com grupos de conversas, ações de conscientização e até mesmo comitês que reúnem diversos grupos para desenvolvimento de ações.

  1. Incentivando a confiança

Se uma pessoa está buscando online o termo “container comprar” ela tem um interesse claro nesse serviço, mas ela só comprará realmente se a empresa do anúncio lhe passar o sentimento de confiança.

Para que a cultura organizacional de uma empresa cresça ela precisa seguir esse mesmo conceito, o colaborador só irá sentir-se engajado quando estiver confiante na própria empresa e na forma em que ela atua.

Por esse motivo é importante demonstrar para os funcionários as ações da empresa e o objetivo para o qual ela está caminhando, assim o colaborador conseguirá atribuir a isso o entendimento que está tendo.

  1. Mantenha clareza nas decisões

Um dos fatores que podem proporcionar essa confiança citada anteriormente é justamente aumentar a clareza com relação a atuação dos diversos setores da empresa. Pessoas que fazem parte da operação, devem ter visão sobre o que faz o marketing, por exemplo.

Essa transparência com os funcionários irá promover um ambiente de trabalho mais harmônico e confiável, aumentando assim a taxa de engajamento e colaborando para o fortalecimento da cultura organizacional.

  1. Promover integrações

Integração é promover uma aproximação entre os diversos times. Em uma empresa que fabrica e vende cobertura retrátil, por exemplo, o time de desenvolvimento de produtos deve estar próximo do time de pós-venda, assim os problemas poderão ser identificados.

Esse processo de integração deve acontecer desde o primeiro dia de um funcionário na empresa, onde a empresa entrega para esse novo funcionário todos os recursos para se desenvolver, tendo uma visão 360° do negócio, entendendo as oportunidades. 

A integração é portanto uma forte arma para fazer o funcionário sentir-se pertencente, e é com um time inclusivo e integrado que a cultura organizacional conseguirá se tornar forte e robusta.

Como gerenciar uma Cultura Organizacional

Conhecendo então os passos necessários para a implementação de uma cultura organizacional que realmente reflita a empresa, ainda é necessário buscar uma evolução constante, pois como falado acima, a cultura organizacional é um elemento vivo.

É preciso sempre identificar novas oportunidades nos espaços que estão sendo negligenciados, por algum motivo. Dessa forma novas estratégias poderão ser desenhadas e os valores que regem a cultura organizacional atualmente serão atualizados.

Marcas com forte Cultura Organizacional

No geral, grandes marcas que estão consolidadas há muito tempo no mercado tendem a possuir um nível de cultura organizacional elevado, podendo ser pelo tempo em que atua ou pelo mercado que se encontra, como é o caso de empresas de tecnologia. 

Quando essa cultura organizacional é bem aceita pelos funcionários é perceptível até mesmo para o público geral, é comum encontrar relatos de pessoas que sonham em trabalhar nessas grandes empresas justamente pela forma que conduzem a sua cultura.

Conheça abaixo alguns exemplos destas grandes empresas que tem se destacado quando o assunto é cultura organizacional.

Starbucks

Uma empresa pode basear a sua cultura organizacional em um ou mais valores, no caso da Starbucks, que é uma das maiores redes de cafeteria do mundo, sua atenção foi baseada em um pilar principal: responsabilidade social.

Desde o desenvolvimento de suas embalagens, com a impressão de rótulos adesivos que condizem com o processo, até a divulgação da marca, todas as comunicações passam pelo crivo desse princípio, aliando ele a também importante sustentabilidade.

Essa cultura é facilmente passada para os clientes da marca, as promoções e ações desenvolvidas já possuem esse princípio atrelado, como o incentivo ao uso dos copos reutilizáveis, por exemplo.

Netflix

Um dos maiores serviços de streaming do mundo, que surgiu como um substituto para antigas locadoras de filmes, possui atualmente uma das culturas organizacionais mais estudadas do mundo, onde o seu foco é totalmente a confiança no colaborador.

Essa confiança é passa através de uma jornada livre, em que o funcionário possui total responsabilidade e controle pelas tarefas que deve desenvolver, podendo então atuar de qualquer lugar e em qualquer horário, desde que conclua suas tarefas.

Uber

A Uber surgiu como uma grande inovação para o mercado de transportes e hoje possui frotas em todo o mundo. Por esse motivo é justamente a inovação que move a cultura organizacional dessa startup que já é uma das maiores do mundo.

Essa busca pela inovação se estende a todos os funcionários, possuindo inclusive plataformas de experimentação onde todos podem incluir ideias que serão avaliadas, testadas e em caso de sucesso colocadas em prática. 

Conhecendo então a diversidade de formas em que é possível construir uma cultura organizacional forte, com inovação e confiança, é preciso entender o momento da empresa e criar soluções que caminhem para esse objetivo.

Isabella Stephano