Como manter o cliente após a venda?

É importante ter em mente que o pós-venda é um dos passos principais no processo de fidelização do cliente, por isso é fundamental que se mantenha um trabalho de qualidade para que sua empresa se mantenha em constante crescimento.

Com isso você irá manter o faturamento conforme planejado e conseguir uma boa reputação da sua marca diante do mercado, seja ela qual for, desde uma empresa de rastreamento de frota até uma fábrica de pães.

Infelizmente muitas empresas acabam deixam o pós-venda meio de lado, não dando a devida atenção para esses aspectos tão importantes em seus negócios, trazendo diversos prejuízos devido a essa terrível falha.

Muitas vezes o fato de sempre pensar em como atrair novos clientes faz com que as empresas esqueçam de dar atenção para aqueles consumidores que já conhecem o seu produto e confiam na sua marca.

Esses clientes, quando procuram “câmera de segurança valor”, o preço de fato não é tão importante assim, o que importa realmente é a confiança que elas têm na marca que fornece o produto.

Como fazer um pós-venda?

Pense que quando você conquista um cliente e o fideliza, você terá um defensor da sua marca. Ele irá propagar sobre a sua empresa para todos que conhece, seja mãe, vizinho, colega de trabalho, enfim, sempre que possível irá indicar seus produtos.

Ser ativo nesse momento é o primeiro passo para conquistar novas vendas sem que precise ir atrás de novos clientes.

Por exemplo, uma pessoa que foi comprar uma câmera de segurança com áudio intelbras na sua loja e foi bem atendido em todas as etapas no processo de vendas irá se sentir bem e sempre que possível irá voltar para o seu estabelecimento.

Afinal criar campanhas para atrair novos clientes pode ter um custo maior, então que tal usar sua base de clientes fixos? Sendo assim, coloque atrativos financeiros em estratégias do pós-venda. Essa estratégia pode ser executada por:

  • Equipe de vendas;
  • Time de Customer Success;
  • Upsell;
  • Cross Sell.

Seja qual for a equipe responsável por esse processo, é importante que se tenha todos os dados do consumidor muito bem organizados, como o histórico de compras, visão do funil de vendas e informações de contato.

Só assim você vai conseguir contatar esse cliente posteriormente para conseguir colocar em prática estratégias como desconto na segunda compra, planos de pontos ou vantagens, cupom de desconto para datas especiais.

Qual é a importância do pós-venda?

Conseguir novos clientes é muito importante para os negócios, mas uma empresa de manutenção cftv, por exemplo, que mantém clientes fiéis, que já conhecem seus serviços, fica muito mais fácil realizar a retenção desses consumidores.

Assim você mantém um relacionamento duradouro, mantendo o contato e oferecendo soluções para as suas necessidades.

Ao notarem que a sua empresa se preocupa com eles e valoriza esse relacionamento construído ao longo do tempo, eles se sentem mais seguros para realizar suas compras. Como diz aquele velho ditado, “em time que está ganhando, não se mexe”.

Sendo assim, é muito mais vantajoso que ele fique na comodidade de uma empresa que se preocupa com ele do que se arriscar com outra marca, fazendo com que seus lucros aumentem, afinal poderá contar sempre com esses clientes.

Além disso, eles promovem sua marca, conseguindo trazer novos clientes através de suas indicações.

O pós-venda também pode ser usado para você conhecer o seu público e com isso criar estratégias que funcionem e sejam feitas especificamente para as suas necessidades.

Com isso, a sua empresa irá crescer no mercado, se tornando referência entre os seus concorrentes.

Ações de pós-venda que funcionam

Agora que você já conhece toda a importância que o pós-venda tem na sua empresa, e como é fundamental dar a devida atenção para essa etapa, conheça algumas ações que são cruciais nesse processo. São elas:

  • Cumpra com o que prometeu;
  • Não passe o problema adiante, resolva-o;
  • O cliente sempre merece o melhor;
  • Se interesse pelo seu cliente;
  • Esteja sempre um passo à frente da sua concorrência;
  • O cliente nem sempre tem razão;
  • Nunca esteja ocupado demais para o seu cliente.

Levando em conta todos esses aspectos, você irá conseguir traçar as melhores estratégias de pós-vendas para o seu negócio, seja ele uma empresa de laudo nr13 ou uma confeitaria.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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