Como montar treinamento online para empresas em 4 passos práticos

Precisando criar um treinamento EAD para sua empresa, mas não sabe como montar treinamento online corporativo? Então, chegou a hora de conferir um guia prático para desenvolver seus colaboradores a distância

Os treinamentos presenciais sempre foram uma realidade dentro das empresas, no entanto, nos últimos anos, com a transformação digital do meio corporativo, o treinamento a distância se tornou uma forte alternativa. 

Sobretudo agora, em que o isolamento social exigiu que muitas organizações passassem a funcionar no modelo home office, saber como montar um treinamento online se tornou indispensável para otimizar as capacitações empresariais

Para se ter uma ideia, segundo uma pesquisa do eLearning Guild de 2020, 86% das empresas entrevistadas até o momento já tinham ou planejavam mudar o treinamento presencial para um formato on-line

Além de, momentaneamente, ser a opção mais segura, o treinamento corporativo online também oferece outros ganhos para as empresas, como: 

  • não depender da presença física de um professor;
  • não ser necessário parar a rotina de trabalho de toda a equipe para realizar o treinamento presencial;
  • permitir que os colaboradores acessem o conteúdo fora das dependências da empresa e sempre que acharem necessário;
  • entre outros pontos. 

Por isso, se sua empresa ainda não sabe como montar um treinamento online, pode estar perdendo todas as facilidades que a modalidade EAD pode proporcionar. 

É hora de mudar essa realidade! Continue a leitura e veja os principais passos práticos para conseguir treinar e desenvolver seus colaboradores a distância. 

Aprenda como montar um treinamento online para sua empresa 

1. Defina a temática do treinamento 

Como montar um treinamento online para sua empresa sem definir o objetivo daquela capacitação? Não dá! 

Por isso, o primeiro passo é pensar para qual time aquele conteúdo está sendo planejado e qual a razão dele estar acontecendo. 

Afinal, de nada adianta convidar uma pessoa para fazer o treinamento e ligar uma câmera para gravar aquela capacitação, sem se planejar para tal. 

Pense que todo treinamento realizado por sua empresa requer investimento de tempo e financeiro, e que o ideal é que ele seja bem estruturado para ser útil e utilizado durante muito tempo

Assim, antes de iniciar a produção, responda: 

  • Qual o objetivo do treinamento? 
  • O que será abordado? 
  • Qual formato será utilizado? 
  • Será para uma única equipe ou para toda a empresa? 
  • Qual o tipo de treinamento

Essas respostas precisam estar claras antes de começar!

Afinal, você precisa saber se o treinamento corporativo é um onboarding ou treinamento operacional, por exemplo, pois cada tipo exigirá uma abordagem diferente. 

2. Estruture o treinamento online 

Quando pensamos em como montar um treinamento online logo queremos partir para a parte prática da coisa, a etapa mão na massa. 

No entanto, para criar um excelente material é preciso, antes de tudo, estruturar. 

Muitas vezes, ao fazer um treinamento corporativo a distância, algumas empresas acabam esquecendo que a capacitação também exigirá uma pré-produção. Afinal, não é porque estamos falando de algo online que deve ser feito de qualquer forma. 

Desse modo, se preocupe em estruturar o conteúdo que será passado para o colaborador e roteirizar o treinamento EAD. 

Definir quais pontos serão abordados, quantas aulas o treinamento terá, o que não pode ser dito e o que deve ser frisado a todo momento. 

Quer um exemplo prático? Um treinamento onboarding, oferecido aos novos colaboradores de uma empresa, normalmente consiste em uma única aula em que as informações relevantes sobre a empresa serão repassadas. 

Sem um planejamento antes de realizar a gravação, certamente uma ou outra informação muito relevante pode acabar ficando de fora. O que, quando estamos falando em integração de novos funcionários, não pode acontecer! 

3. Selecione quem irá realizar o treinamento 

Tão importante quanto estruturar o que será dito é saber qual o profissional ideal para conduzir a capacitação

Em alguns casos, pode ser necessário contratar um especialista do mercado para realizar o treinamento, mas também pode ser que dentro da própria empresa exista um profissional muito qualificado para tal missão. 

O segredo é entender qual tipo de profissional cada tipo de treinamento corporativo exige. Um treinamento onboarding, por exemplo, pode ser realizado pela equipe de RH. 

Já um treinamento institucional, pode ser mais interessante se puder contar com a participação das lideranças da empresa.

Para uma capacitação operacional, nada melhor do que um especialista (que também pode ser um funcionário) em determinado produto, máquina, software, para mostrar para sua equipe como as coisas funcionam.

Já para palestras ou conteúdos de teor motivacional, nada melhor do que contar com profissionais especializados nesse tipo de treinamento corporativo, como um coaching ou mentor, para capacitar os colaboradores.

4. Produza os materiais do treinamento

Agora sim, chegamos à etapa prática de como montar um treinamento online corporativo. 

Depois de todos os passos acima, você está pronto para começar a produzir os materiais e conteúdos que serão apresentados para a empresa. 

Nessa hora, mais do que passar o conhecimento, você também deve se atentar à forma como isso está sendo feito. Afinal, o engajamento e a participação dos funcionários pode ser um dos maiores desafios de uma capacitação online. 

Por isso, é muito importante que você saiba diversificar, aplicar técnicas e utilizar recursos que irão promover uma maior participação, tornando o treinamento mais atrativo.

5. Escolha uma plataforma para hospedar o treinamento

E para fechar com chave de ouro o passo a passo de como montar um treinamento online, é hora de selecionar uma plataforma para hospedar os vídeos e materiais que irão compor a capacitação.

Afinal, não adianta ter todo o trabalho para criar um excelente conteúdo se a empresa não planejou a forma como irá disponibilizá-lo para os colaboradores. 

Uma excelente alternativa para conseguir gerir o treinamento remoto é utilizar uma solução como a EAD Plataforma. Assim, sua empresa pode hospedar diversos treinamentos, palestras, cursos e outros conteúdos, e ainda contar com funcionalidades como:

  • biblioteca online;
  • testes e provas;
  • fóruns de discussão;
  • aulas ao vivo;
  • emissão de certificados;
  • entre outros recursos que podem tornar o treinamento EAD mais interessante para os colaboradores da sua empresa. 

Gostou? Então veja no vídeo abaixo como a EAD Plataforma funciona na prática e como montar um treinamento online pode ser uma tarefa bem mais simples com a nossa solução: 

https://youtu.be/t9SbQV4Cp60Este conteúdo foi escrito pela equipe da EAD Plataforma, uma plataforma online de ensino a distância que te permite criar e vender cursos na internet. Simples, intuitiva e com preço acessível, a EAD Plataforma atua no mercado desde 2014 e já conta com mais de 1200 clientes.

Insistimento Portal de Notícias