Gestão de metas e resultados: saiba o que é, por que é importante e 7 dicas de como fazer

Para que a sua empresa ganhe cada vez mais espaço e relevância no mercado e desenvolva uma alta performance, é fundamental saber fazer a gestão de metas e resultados.

A intenção é otimizar os recursos disponíveis, alinhar esforços e expectativas e traçar as melhores rotas para que se chegue aos resultados pretendidos.

Neste artigo, você vai entender o que é, qual a importância e como fazer uma eficiente gestão de metas e resultados nas sua empresa a partir de 7 dicas práticas e objetivas:

  1. Convide os colaboradores para definir as metas em conjunto;
  2. Estabeleça metas realista e que possam ser alcançadas;
  3. Defina quais metas merecem prioridade;
  4. Crie um plano de ação;
  5. Atente-se aos principais riscos;
  6. Acompanhe o desempenho dos colaboradores;
  7. Faça reuniões de feedback.

O que é gestão de metas e resultados?

A gestão de metas e resultados se refere ao processo de definição e monitoramento das metas que a empresa considera relevantes de serem atingidas.

Esse tipo de gestão envolve também o plano de ação que vai estabelecer as responsabilidades de cada colaborador para que se consiga alcançar resultados cada vez melhores.

A gestão de metas e resultados busca manter todos os colaboradores, equipes e processos devidamente alinhados e cientes de seu papel na busca por um desempenho mais satisfatório.

Além disso, essa gestão também se dedica a manter os colaboradores engajados e motivados com as metas que são colocadas para eles.

Você conhece as metas SMART? Antes de conferir nossas dicas de como fazer o gerenciamento das metas em seu negócio, é importante conhecer esse conceito, assista o vídeo e aprenda:

Por que é importante fazer gestão de metas e resultados?

A gestão de metas e resultados é importante para que os gestores tenham maior controle sobre os esforços que estão sendo feitos individual e coletivamente para alcançar os resultados desejados.

Além disso, essa gestão se faz necessária para que haja maior clareza sobre o que se espera dos colaboradores e sobre os caminhos que devem ser trilhados em direção às metas definidas anteriormente.

A importância da eficaz gestão de metas e resultados também reside no fato de que o trabalho das equipes passa a ser acompanhado mais de perto, possibilitando a correção de eventuais desvios.

7 dicas de como fazer uma eficiente gestão de metas e resultados

Como você pôde conferir até aqui, a gestão de metas e resultados é algo indispensável caso você queira que a sua empresa atinja a alta performance.

Para te ajudar, separamos aqui 7 dicas de como fazer uma gestão mais eficiente.

1 – Convide os colaboradores para definir as metas em conjunto

É muito importante que o gestor envolva os colaboradores no processo de definição das metas. Isso porque são eles que lidam diretamente com clientes e fornecedores e atuam mais na ponta dos processos.

Essa prática contribui para o engajamento dos funcionários e faz com que eles se sintam mais valorizados pela empresa.

2 – Estabeleça metas realista e que possam ser alcançadas

As metas que você definir para os seus colaboradores precisam ser condizentes com a realidade em que a empresa se encontra. Além disso, elas precisam ser alcançáveis pois, caso contrário, os funcionários vão se sentir desmotivados.

Lembre-se das metas SMART, que comentamos em vídeo no início deste artigo!

3 – Defina quais metas merecem prioridade

Espera-se que todas as metas que você estabelecer para os seus times sejam relevantes. No entanto, para organizar melhor o fluxo de trabalho, é importante definir quais metas serão tratadas como prioridade pelos colaboradores.

Além disso, não deixe estabelecer também metas pessoais, alinhadas com as metas da empresa.

Este vídeo pode te dar mais dicas sobre isso:

4 – Crie um plano de ação 

A gestão de metas e resultados também passa pela criação de um plano de ação que vai detalhar as responsabilidades de cada um dos colaboradores.

Dessa forma, ficam alinhados o que se espera dos funcionários e o que eles precisam fazer para que se chegue aos resultados desejados.

Plano de ação? Tem dificuldade em planejar um? Fique tranquilo, a gente ensina para você, é só acompanhar o vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v

5 – Atente-se aos principais riscos

É importante que o gestor fique atento aos riscos que envolvem o plano. Estude quais são esses riscos e esteja preparado para assumi-los de forma calculada.

Risco sempre existirão, em qualquer negócio, mas vi que deve identificá-los, definir planos de contingência e se preparar para eles.

6 – Acompanhe o desempenho dos colaboradores

Por meio de métricas e indicadores-chave de desempenho, monitore o progresso dos colaboradores na execução de suas atividades.

A partir desse acompanhamento, você poderá fazer os ajustes necessários para potencializar os resultados.

Assim, ao perceber quais indicadores estão abaixo da meta, você pode focar nos processos relativos a eles e melhorá-los continuamente.

7 – Faça reuniões de feedback

O feedback é essencial para que os colaboradores entendam onde eles estão errando e acertando. Além disso, o feedback é também uma oportunidade para alinhar expectativas e incentivar os colaboradores a continuarem dando o melhor de si.

Agora que você já conhece mais sobre gestão de metas e resultados, implemente as nossas dicas para otimizar os esforços das suas equipes e tornar a sua empresa mais competitiva.Este post foi escrito pela equipe da Siteware, uma empresa que une pessoas, operação e estratégia em um único software de gestão empresarial, para que as empresas melhorem seus resultados, sua comunicação e sua governança

Insistimento Portal de Notícias