Já ouviu falar em Rich Snippets?

Quando o assunto é estratégias de marketing, nada deve ser ignorado. Quem almeja impactar o público de modo constante precisa estar atento aos recursos disponíveis, como é o caso do Rich Snippets.

A quantidade de empresas que buscam estar nos primeiros resultados de pesquisa do Google é imensurável. De fato, quanto maior for a visibilidade na internet e no principal buscador disponível hoje, melhor.

O principal motivo para esse desejo é o de que um site bem posicionado dentro dos resultados exibidos pelo buscador vai ter uma ampla quantidade de visitantes, melhorando o tráfego da página e se destacando da concorrência.

Após investir em diversas ações para isso, como em SEO, sigla para Search Engine Optimization, o site pode conquistar o tão sonhado posicionamento, de modo a impactar cada vez mais usuários na internet.

No entanto, é sempre crucial lembrar que o Google passa por constantes atualizações, para que a experiência oferecida aos usuários se torne cada vez melhor. Ou seja, não há como se acomodar quando o assunto é marketing e visibilidade na internet.

Uma empresa de aluguel de retroescavadeira pequena que está antenada e investe nos mais recentes padrões de otimização do seu site, sai na frente das concorrentes e se torna visível ao público de modo constante. E isso vale para qualquer segmento do mercado.

Sendo assim, nada mais natural do que se informar sobre os elementos que estão em alta no Google e que podem fazer toda a diferença no tráfego da página. Um dos que merece atenção são os rich snippets.

Neste artigo, é possível entender melhor o que são os Rich Snippets, qual a importância deles dentro do SEO e conhecer dicas que ajudam qualquer empresa a colocar em prática esse recurso de grande importância para o marketing atual.

O que é Rich Snippets? 

Quando um usuário faz uma busca no Google, seja sobre um exame ECG convencional ou sobre um produto que deseja comprar, ele se depara com uma série de informações relacionadas aos links exibidos. Uma delas é o que se chama de Rich Snippets.

Para começar a definir, é interessante conhecer a tradução do termo Rich Snippets, e ele significa fragmentos ricos. Esse recurso está presente no Google desde 2009, com o intuito de otimizar a experiência do usuário.

Ao realizar uma pesquisa, é possível que o usuário veja um pequeno resumo das páginas que estão sendo listadas ali. Em geral, ele é composto de dados como o título da página, a meta description e a URL.

Isso é o que se chama snippet, estratégia aplicada para que os usuários possam visualizar uma série de dados e entender se os resultados exibidos estão de acordo com o que ele está procurando.

Ainda no mesmo ano da inserção dos snippets, o Google introduziu os Rich Snippets em suas páginas de resultados. Eles se tratam de fragmentos ricos das páginas presentes na internet.

Os Rich Snippets são aquelas informações ainda mais específicas. Um exemplo disso pode ser o da avaliação dos usuários das páginas feitas em estrelas. É comum que essa característica seja vista nas páginas de Facebook, por exemplo.

Uma empresa de cobertura policarbonato para escada ou de qualquer outro segmento do mercado que invista em rich snippets fornece para os usuários dados adicionais sobre a página, que ajuda o usuário a entender se aquele resultado será eficiente para ele.

Tudo isso pode ser feito antes mesmo que o visitante clique na página. Dessa forma, a experiência de busca no Google se torna ainda melhor para os seus usuários.

Outro ponto que faz com que os Rich Snippets tenham crescido é o fato de que ele ajuda o buscador a identificar dados relevantes e exibir essas informações para os usuários, apresentando resultados de pesquisa cada vez mais satisfatórios.

A importância desse método com o SEO 

Vale a pena começar esclarecendo que os Rich Snippets não se tratam de um fator de ranqueamento da página no Google. Na prática, os algoritmos do buscador não consideram os dados estruturados no momento de posicionar um site.

No entanto, é essencial esclarecer que eles contribuem de maneira indireta para o posicionamento da página no buscador. Afinal, ao oferecer uma informação interessante para os usuários, os Rich Snippets são capazes de aumentar o tráfego da página.

Ou seja, um site de palete de madeira com flores que aplica os Rich Snippets em sua estrutura é capaz de aumentar a taxa de clique e de minimizar a taxa de rejeição da página, o que ajuda no posicionamento, já que essas taxas são fatores de ranqueamento.

É válido mencionar que a exibição dos Rich Snippets nos resultados de pesquisa de uma página fazem com que o usuário preste maior atenção em determinados sites, fazendo com que ele queira acessar a página por saber previamente o que encontrará por lá.

Ao mesmo tempo, o Rich Snippet ajuda a diminuir taxas de rejeição porque oferece informações o bastante para que um usuário decida por acessar a página.

Justamente porque ele sabe o que vai visualizar no site, de acordo com os dados fornecidos no rich snippet, a taxa de rejeição diminui consideravelmente, uma vez que aumenta o tempo de permanência do visitante no site.

Diante disso, nada mais natural do que perceber que o uso de Rich Snippets pode beneficiar de forma considerável um site que trabalha com a venda de aluminet para estufa, por exemplo, ou com quaisquer outros produtos do mercado.

Como utilizar os Rich Snippets  

É verdade que os Rich Snippets podem ser realmente necessários para tornar uma página melhor posicionada e com aumento de visitas no Google. Mas é preciso saber como utilizá-los. Há diferentes tipos, tais como:

  • Sitelink;
  • Breadcrumbs;
  • Localização;
  • Avaliações;
  • CTA e meta description.

Ao investir em Rich Snippets como os mencionados acima, um site especializado em rótulo champagne personalizado, por exemplo, pode ter um melhor desempenho na internet. A seguir, é possível entender como utilizar esse recurso interessante.

1. Sitelink

Quem utiliza o Google com frequência já identificou que, em alguns casos, há a exibição do link principal na lista de resultados de pesquisa. No entanto, em outros, existe uma espécie de sumário, de links contidos dentro daquele site.

Sendo assim, o sitelink é um Rich Snippet que pode ser danificado como um atalho para determinados conteúdos presentes no site. Essa configuração faz com que ele seja melhor avaliado, o que impacta no seu posicionamento.

2. Breadcrumbs

Os breadcrumbs são Rich Snippets que tem a função de orientação. Isso quer dizer que eles mostram ao usuário o nível de profundidade de determinadas categorias no site que ele vai acessar.

Ao ser aplicado na página, esse Rich Snippets melhoram de alguma forma o resultado, para que ele ganhe um melhor posicionamento, ao mesmo tempo em que ajuda o visitante a navegar pelo site.

3. Localização

Outro Rich Snippets que pode ser utilizado pelos sites de diferentes empresas, como as que vendem nécessaire tipo frasqueira personalizada, é o uso da localização do estabelecimento.

Como as pesquisas realizadas pelos usuários têm, de modo cada vez mais frequente, a menção a uma determinada região, utilizar esse recurso é essencial para otimizar o SEO do site e conquistar um posicionamento mais efetivo nos resultados de pesquisa.

4. Avaliações

Para um site que venda produtos como caneta personalizada atacado, a possibilidade de exibir as avaliações de clientes por meio dos Rich Snippets pode fazer toda a diferença no aumento da taxa de cliques.

Cada vez mais pessoas buscam opiniões de outras pessoas sobre um determinado estabelecimento. As avaliações postadas são exibidas em formato de estrelas pelo Google, garantindo que o usuário decida se acessa a página ao visualizar esse dado.

5. CTA e meta description

Por fim, outro Rich Snippets que merece ser mencionado é o CTA (Call to Action) e a meta description. Ao inserir os melhores termos para atrair os usuários, o site consegue evoluir e conquistar um bom posicionamento no Google.

Chamar os usuários do Google para uma ação na página ou inserir uma descrição atrativa no site é um modo de potencializar os rich snippets, conseguindo assim aumentar o tráfego dentro da página.

Considerações finais

Não há dúvidas de que as técnicas de otimização de sites para mecanismos de busca são fundamentais para que uma página se mantenha em um posicionamento interessante no Google. Isso faz com que ela atinja cada vez mais usuários e ganhe acessos ao site.

Nada mais natural do que buscar formas de inserir os Rich Snippets na página. Por meio dos sitelinks, do breadcrumbs, da localização, das avaliações, do CTA e da meta description isso é possível. Portanto, é indicado utilizá-los para conquistar mais visitantes para o site.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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