Medidas para diminuir a inadimplência

Hoje a gente vai falar sobre gestão financeira que é o ponto mais importante para você gerir a sua empresa de forma saudável.

Quanto mais próximo da inadimplência zero mas a sua empresa está no caminho do sucesso.

O primeiro passo para saber como lidar com a inadimplência é dominar o controle do financeiro por meio de planilhas ou sistemas de gerenciamento eficazes.

Vamos analisar mais abaixo, algumas medidas que sua empresa pode tomar, para diminuir a inadimplência e fazer com que seus clientes estejam sempre em dia.

Faça uma análise sobre o histórico de seus clientes

É muito importante você analisar o histórico do cliente antes de iniciar o processo de venda e contratação.

Empresas de cobrança podem ajudar muito nessa avaliação, pois são responsáveis pela cobrança das pessoas endividadas da sociedade.

Cobrança de multas

Ao cobrar multa por atrasos, seu cliente vai pensar muito bem antes de atrasar o seu pagamento, ele vai ter que pagar mais e vai acabar perdendo o recursos e isso não vale a pena.

Mas se mesmo assim o seu cliente ainda não pagou, tente resolver conversando de forma pacífica tentando entender a situação do seu cliente, ofereça algum tipo de proposta para que seu cliente consiga pagar a dívida, mas se o seu cliente se posicionar relutante então você pode protestar a sua dívida de acordo com o a lei.

Em muitos sistemas bancários você tem essa opção na hora da cobrança, de tornar a cobrança como um protesto.

Evite cobranças diretas

Quando o cliente fica muito nervoso ao ser cobrado de forma direta, ou seja pelos canais convencionais de hoje em dia como WhatsApp e e-mail pode ser prejudicial dessa forma.

Tente evitar ao máximo cobranças diretas e sempre tente dialogar de forma aberta com seu cliente tentando entender tudo o que ele precisa para sanar com a dívida pendente.

A melhor forma é enviar um e-mail com um texto inteligente, de forma que o seu cliente consiga encontrar a melhor forma de quitar a dívida.

Mas como todo problema, a solução está na raiz

Para você isentar totalmente a sua empresa da

Inadimplência, você deve selecionar com muito cuidado o seus clientes.

Na hora da reunião de fechamento você deve fazer perguntas indiretas, para tentar entender se o seu cliente é um bom pagador ou um mau pagador.

Você consegue perceber isso analisando na primeira reunião de fechamento, seu cliente exige demais e ao mesmo tempo pede muito desconto, geralmente os clientes mal pagadores exigem muito mais do que estão dispostos a pagar.

E ninguém quer um cliente que não quer pagar, não é mesmo? Então fique esperto com isso OK?

Sistemas integrados na sua empresa

Existem alguns programas que podem ajudar muito na organização do financeiro de uma empresa.

É muito importante você aprender a usar um desses sistemas, pois com eles você terá muito mais velocidade na hora de analisar o que está entrando no caixa e também do que está saindo.

Sem um sistema de gestão na sua empresa é muito mais difícil organizar o seu caixa do que aumentar o seu próprio caixa.

Muitas empresas iniciantes acabam errando exatamente nisso. Existem vários sistemas muito bons hoje no mercado, mas se você não quer usar um sistema que muitas vezes pode ser pago, ainda assim existem as planilhas que se você pode implementar fórmulas capazes de fazer cálculos que vão facilitar muito a sua vida ao fazer a contabilidade da sua empresa

Como podemos observar, existem diversas medidas que podem diminuir a inadimplência em sua empresa, com certeza seguindo as dicas que passamos você vai começar a ver resultados em sua gestão.

Insistimento Portal de Notícias

Nosso portal de conteúdo Insistimento, tem um novo formato de blog para compartilhar com nossos leitores o que há de melhor em conteúdo na internet. Insistimos que fique conosco e navegue pelo nosso portal, não irá se arrepender.