É entendido como Transformação Digital o processo inovador que a sociedade humana está vivendo nos últimos anos. De maneira bastante especial, este termo tem sido central nas discussões a respeito da nova direção que o mundo corporativo tem tomado.
Através da otimização dos trabalhos profissionais, a tecnologia tem se mostrado não só um fator de transformação econômica ou pública, mas na particularidade privada de cada indivíduo no que diz respeito à organização.
Desde a comunicação rupestre, até a busca por penas para cocar, chegando, por fim, à imprensa e ao computador, a necessidade de organizar conceitos sempre se fez necessária, seja na fala, na caça, no trabalho ou na diversão.
É por este motivo que o âmbito organizacional é o principal aspecto afetado pela transformação da era digital, uma vez que a primeira coisa a ser transformada neste processo é a mente das pessoas que se cercam nele.
Seguindo esta linha de raciocínio, a revolução tecnológica começa através da mudança nos hábitos e nas maneiras de se relacionar com cada etapa profissional, e isso deve ser feito muito antes de substituir a madeira pelo perfil estrutural aço galvanizado dos edifícios.
Por esta razão, será de grande serventia abordar aqui o tema da transformação digital, trazendo à tona o seu conceito primário, juntamente às suas consequências práticas na sociedade no momento em que se sente o seu impacto.
Por fim, serão dados cinco motivos importantes pelos quais se deve optar pelo investimento nesta visão estratégia do mercado, para que se alargue o horizonte de possibilidades que a otimização por meios digitais pode proporcionar a um segmento ou empresa no mercado.
Entenda o que é Transformação Digital
Ao contextualizar a necessidade de haver uma transformação digital na sociedade com a história recente, torna-se muito mais fácil compreender o que está acontecendo ultimamente dentro dos negócios.
Diversos tipos de empresas consolidadas antes do surgimento da web enfrentaram, nos últimos anos, um grande desafio, em detrimento do fato de que muitos dos critérios que orientavam o crescimento dos negócios na realidade pré-digital não se aplicam mais.
A grande boa nova é que a transformação é possível. Essas instituições podem se inovar e florescer novamente na era digital.
A transformação digital é um processo contínuo de mudança da mentalidade geral dos componentes das empresas, que agora passaram a utilizar a tecnologia para realizar o objetivo de se qualificarem, convertendo-se em companhias mais modernas.
Em outras palavras, essa revolução se trata do fato de que, a poucos séculos atrás, não existia nem mesmo eletricidade, e hoje em dia já se pode fazer pedidos de bateria de empilhadeiras grande para as diversas indústrias do mundo.
Através da inovação digital, as companhias têm a oportunidade de melhorar seus desempenhos, ampliar o alcance de mercado e aumentar os avanços tecnológicos que interferem na vida de diversas pessoas no mundo inteiro.
Dessa forma, essa transformação muda radicalmente as instituições e garantem o seu posto dentro do mercado no futuro.
A consciência a respeito da Transformação Digital
O fato de que a importância da transformação digital precisa ser destacada em todos os lugares não significa que isto já esteja acontecendo de maneira plena, e muito menos que a maioria das empresas já tenha atinado para a nova realidade.
A verdade é que este se trata de um conceito extremamente amplo e, por consequência, não é de fácil aderência à sociedade.
A transformação digital diz respeito a uma mudança radical no esqueleto das empresas, a partir da qual a tecnologia começa a possuir um papel tático central, e não meramente uma presença de caráter superficial.
Afinal de contas, ninguém investe em uma fechamento de áreas externas com vidro da mesma forma que aposta nas vigas de sustentação de uma varanda. As prioridades são sempre estipuladas.
Isso demanda um certo tempo e necessita de diversos recursos, mas não são apenas as grandes instituições que podem fazer a implantação de estratégias de transformação digital, até porque isso não se trata da questão de quem tem mais dinheiro.
Antes disso, é preciso compreender o processo que leva a essa mudança como um todo, e atuar de forma colaborativa para alcançar êxito neste trabalho.
Isso, apenas mediante este fator, transforma a inovação digital em uma meta muito mais voltada à gestão do que somente ao marketing ou à tecnologia.
Entre os aspectos que precisam de uma maior compreensão das pessoas está o impacto dessa espécie de alteração da sociedade de uma maneira geral, uma vez que a transformação digital é uma mudança de mentalidade.
As empresas atravessam estes graus de alteração com o propósito de se transformarem em companhias mais modernas e acompanharem de perto avanços técnicos que não cansam de surgir.
Das carroças movidas à cavalos à produção de bateria agm 60 em massa nos centros automotivos, a automação dos processos se torna literalmente obrigatória quando aquilo que se tem para com as novidades deixa de ser desejo e se torna uma necessidade.
Não existe pessoa no mundo que não tenha sido afetada por este tipo de processo. Dessa forma, há de se pensar que, com as empresas, não poderia ser diferente.
Desde a descoberta da roda, atravessando a revolução industrial e alcançando a era da inteligência artificial e das diversas entregas fornecidas pela web, a verdade é que a humanidade, desde sempre, foi movida pelos impactos das inovações.
Mas a revolução da internet não se trata apenas da criação de novas ferramentas, dispositivos, mecanismos e serviços que agilizam a vida.
O termo transformação digital é bastante usado no mundo profissional quando o tema são as exigências de uma nova sociedade, na qual os avanços progridem mais rápido a cada dia.
Isto significa que todo o processo é mais a respeito do contexto que envolve as novas tecnologias do que sobre os aparelhos em si.
É por esta razão que introduzir a transformação digital em uma corporação não é tão fácil quanto fazer uso de uma funcionalidade nova da internet, ou uma nova atualização na linha dos aparelhos eletrônicos.
Conheça os seus impactos
É fundamental entender que a transformação digital possui profundo impacto sobre a sociedade como um todo, e não apenas nas competências corporativas.
Através desta consideração, fica ainda mais claro a importância de introduzir programas de mudança nas instituições, compreendendo que essas coisas se constroem pondo um tijolo por vez. E melhor ainda será se tratando de um bloco baiano 6 furos.
Um questionamento muito comum é a respeito de como este tipo de impacto pode se concretizar. Na verdade, seria extremamente simples apenas pensar em como a utilização das modernidades atuais vem inovando a vida humana a cada dia que passa.
Os processos ficaram mais ágeis, a quantidade de informações é extremamente maior que a de antes, e todas essas coisas não param de aumentar.
Tudo isso traz como consequência o fato de que as pessoas se tornam mais distraídas e exigentes do que nunca.
Desta forma, a primeira mudança clara é exatamente essa. Uma alteração visível no comportamento do público médio.
Junto a isso, a vida prática ficou muito mais fácil, uma vez que os serviços e produtos automatizados proporcionam imensa comodidade, o que era impensado a alguns anos atrás.
Certamente, não foram muitas vezes que alguém pôde imaginar a velocidade com que um prato de comida seria produzido nos refeitórios, ou um conserto de módulo de injeção seria realizado nas empresas de hoje, com tamanha perfeição e expertise nas entregas.
Pensando a partir do ponto de vista dos serviços que possuem utilidade pública, como é o caso dos pronto-socorros, bases policiais e de bombeiros, isso consiste, na prática, em mais vidas salvas graças à tecnologia vigente.
Por outro lado, aparecem diversos desafios novos como conflitos relacionados ao não preparo das organizações no que diz respeito às reclamações dos clientes, bem como o ato de digitalizar tudo, sem se preocupar com a experiência do usuário ao longo do processo.
Com o avanço da tecnologia, aparecem tanto novas oportunidades quanto novos problemas que necessitam do cuidado e da atenção das empresas, o que as obriga a se conformar para conseguir suprir as demandas da sociedade.
5 motivos para investir nesta transformação
Por fim, visualizando os exemplos e compreendendo que a tecnologia atua de forma inovadora, tanto na comunicação, como a sinalização horizontal amarela presente nos trânsitos, quanto nas produções em massa, é possível ter uma noção do porquê usar.
Para que fique mais prático, é possível citar a lista das vantagens da transformação digital de forma bem sintética. São elas:
- Diminuição nos custos;
- Otimização da segurança;
- Crescimento da produtividade;
- Oportunidade de expansão;
- Redução dos processos manuais.
Através da atenção aos avanços da tecnologia, é possível acompanhar o progresso do mercado, independente de qual seja o segmento da empresa.
Considerações finais
A compreensão do conceito, dos impactos e das principais razões para investir na transformação digital dentro de um negócio constituíram o itinerário deste artigo.
Tendo todas essas informações em mente, é possível tocar adiante um negócio, com a consciência de que, junto aos aparelhos, a mentalidade também precisa ser inovada.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.