Telegram: é possível ser uma ferramenta para alcançar novos clientes?

Aplicativos de mensagens passaram a fazer parte da nossa rotina, não só para bater papo, mas também para organizar grupos, compartilhar mídias e até mesmo vender e fechar negócios. O Telegram chega para ampliar ainda mais as funcionalidades e oportunidades.   

No Brasil, o WhatsApp domina essa área, mas o Telegram surge como uma alternativa mais prática com funções diferenciadas, também como ferramenta de marketing digital e de relacionamento, entre outros objetivos muito convenientes para as empresas.   

Como destacaremos a seguir, existem funcionalidades exclusivas do Telegram que o apresentam como uma plataforma para empresas e profissionais autônomos atingirem público e distribuírem conteúdo, além de promover ações de relacionamento e fidelização.

Conheça o Telegram

O Telegram é um aplicativo de mensagens lançado em 2013, inicialmente para Android. Hoje ele é multiplataformas, o que significa que é acessível a partir de diferentes dispositivos e sistemas operacionais.

Com 400 milhões de usuários ativos mensalmente, ele foi desenvolvido por Pavel Durov como uma alternativa para aplicativos como Facebook Messenger e WhatsApp.

Você pode trocar mensagens com seus contatos, enviar áudio e anexos, fazer uma chamada e um grupo de bate-papo. O Telegram ainda vive uma fase mais focada.

A maioria dos usuários o usam para fins mais específicos – geralmente por razões profissionais.

Ou seja, ele proporciona um ambiente mais controlado para se comunicar melhor com o público sem muitas distrações.

Quais são os recursos do Telegram?

Agora que você tem uma visão inicial desse app, deve estar se perguntando porque usá-lo no marketing digital das empresas de segurança patrimonial.

Utilizar plataformas personalizadas é um dos passos mais importantes para atrair novos clientes. E o Telegram, devido à popularidade, é um prato cheio.

Para garantir que você compreenda os benefícios do aplicativo, listamos os recursos dele nos tópicos a seguir.

Canal 

O recurso Canal é ideal para embasar sua estratégia de marketing de conteúdo, pois você pode criar um espaço único para divulgar os materiais mais relevantes produzidos pela equipe da empresa de filtros a vácuo.

Essa é uma plataforma exclusiva para a marca se comunicar com os seguidores, disponibilizando apenas o que está no plano estratégico para obter mais conversões.  

Menções e hashtags 

Assim como o Instagram, Facebook ou Twitter, o Telegram permite que os usuários usem hashtags e menções para marcar pessoas.

Esses recursos são muito úteis para chamar a atenção das pessoas em grupos maiores. Até mesmo quando alguém silencia um grupo, surge uma notificação quando alguém menciona.

Edição de mensagens

Um erro de digitação ou uma frase fora de contexto podem causar muitas dores de cabeça para sua equipe de mídia social.

A boa notícia é que o Telegram permite a edição das mensagens enviadas.  O usuário tem até 48 horas para editar o conteúdo. Outros membros do grupo são notificados de que a mensagem foi editada.

Personalização 

Para começar a usar o Telegram, você precisa personalizar os dados da empresa de desinfetantes hospitalares.

Além de inserir uma foto e o nome da empresa em seu perfil, você pode incluir um link para seu site. 

Desta forma, os seus potenciais clientes podem acessar facilmente o site do negócio, ajudando a completar a experiência de compra e ampliando a confiança na marca.

Afinal, eles podem estar interessados ​​em saber mais sobre sua marca e os produtos e/ou serviços antes de fechar negócio.

Como usar o Telegram no marketing?

Diante de tantas funcionalidades interessantes, não é difícil entender a importância desse aplicativo de mensagens para o marketing digital corporativo.

Ele tem o poder de fazer com que as empresas estabeleçam contato frequente e próximo com toda a base de contatos rapidamente.

O segredo é desenvolver um plano de comunicação sintonizado aos interesses e necessidades das pessoas interessadas na manutenção industrial.

Continue a leitura para saber como fazer isso de forma eficiente. Lembre-se que o foco deve ser a integração de canais, manter uma boa frequência de postagens, variar os formatos e interagir sempre.

Interaja sempre

O engajamento é a chave para qualquer estratégia de marketing de mídia social. E não é diferente quando falamos do Telegram. Assim como outras plataformas, ele exige uma frequência regular de postagem, comentários e respostas.   

Por ser um canal ainda mais exclusivo de interação com o usuário, essa presença é necessária. Por isso, o ideal não é apenas compartilhar conteúdos programados, mas também realizar ações orgânicas.

Tenha boa frequência de posts

Timing e planejamento também são elementos essenciais para uma estratégia que funcione no campo do marketing digital.

Mas com tantos canais para gerenciar, é importante não deixar nenhum para trás. Com isso em mente, você precisa definir a frequência de postagens para que o canal do planejamento tributário no Telegram seja sempre alimentado.

Links para outros canais 

Nenhuma estratégia eficaz de marketing pode depender de uma única plataforma. Por isso, é ideal vincular o Telegram a outros canais, o que também facilita a integração de suas estratégias de comunicação no ambiente digital.

Em última análise, para se manter relevante e construir sua presença online, é essencial explorar outros canais.

Enquete

Uma estratégia de marketing exige que você conheça bem o seu público. Isso envolve criar uma persona e direcionar seus esforços com ela em mente. 

Acontece que o mapeamento das personas pode mudar. Afinal, com o tempo, você conhece cada vez melhor seus clientes. Isso acontece a partir de interações de mídia social, e-mails recebidos e conversas pessoais ou por telefone.  

Se você prestar atenção a eles, os entenderá mais profundamente, o que o ajudará a personalizar seu conteúdo e melhorar ainda mais seus serviços e produtos.

Os responsáveis pela comunicação da empresa de orçamento de obra podem ser mais proativos nesse sentido e criar enquetes.

Embora seja possível criá-las com bots, essa funcionalidade também está disponível como um anexo que pode ser enviado em uma conversa.  

Se você usar esse recurso com o planejamento adequado, descobrirá detalhes sobre as preocupações e pontos problemáticos da sua persona, o que o ajudará a melhorar todas as estratégias de marketing.

Por que usar o Telegram como plataforma de marketing?

Com tudo o que mostramos, você pode ver que o Telegram se tornou um serviço de mensagens instantâneas revolucionário. 

Seja qual for o seu objetivo na comunicação, agora você tem uma alternativa rápida e segura para enviar mensagens. 

Entenda porque integrar o Telegram à estratégia de marketing da assessoria contabilidade.

Mensagens chegam a todos

Quando você publica seu conteúdo nas redes sociais, a verdade é que você não tem controle sobre quem tem acesso a ele. São os algoritmos de cada uma dessas plataformas que determinam isso.

Com base em uma série de critérios, eles decidem para quem sua mensagem deve ser enviada.  

Com o Telegram, você tem certeza que sua mensagem chegará a todos, sem exceção. Por exemplo, em um canal com 2000 pessoas, você pode ter certeza que seu conteúdo chegará a essas 2000 pessoas.

Canais personalizáveis 

Além de ter maior controle sobre quem de fato recebe seu conteúdo, você também tem mais controle sobre o que é dito nos espaços que cria para se comunicar com o público.  

O Telegram permite criar canais promocionais nos quais as pessoas se inscrevem para receber informações e novidades sobre a marca de cordoalha de aço.  

Você controla o ambiente. Seu público está lá para receber os materiais que você publica e com os quais interage, com base no que você oferece para eles.

Bots  

Bots são robôs virtuais que interagem com os usuários para que possam resolver problemas de baixa complexidade sem assistência humana.   

Com o uso de robôs, é possível agilizar os serviços, pois ajudam os usuários a resolver alguns problemas de forma imediata. Isso é muito bom para manter os clientes satisfeitos.

Você pode encontrar bots prontos. Por exemplo, o Botlist.co oferece bots para várias plataformas, incluindo o Telegram. Eles são organizados em categorias como:

  • Pagamentos;
  • Eventos;
  • Marketing
  • Análises.

Também é possível criar bots usando o BotFather, que faz parte do Telegram. Ele pode guiá-lo passo a passo para desenvolver algo próprio.

Versão para desktop

Outra razão pela qual você deve usar o Telegram em seu negócio é que você pode acessar os chats mesmo a partir do desktop. E a melhor parte: de maneira totalmente independente da versão mobile.

Ou seja, o celular não precisa estar conectado à internet para você usar a versão web do app, o que não é possível com o WhatsApp, por exemplo.  

Desde que o computador ou tablet tenha acesso à internet, é possível acessar os chats e utilizá-los normalmente.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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