Carrinho abandonado no e-commerce: principais causas + 4 soluções

Um dos maiores desafios que os empreendedores de lojas digitais passam é em relação ao carrinho abandonado no e-commerce. Afinal, ter um alto fluxo de visitas no site não é o suficiente se a conversão está em baixa.

O abandono de carrinho pode ser caracterizado pela ação de usuários que colocam produtos na sacola, mas, durante as partes finais do processo de compra, acabam optando por não finalizar o processo.

Vale lembrar que esse é um obstáculo enfrentado por todo o segmento. Se você pensar sobre qual a taxa de abandono de carrinho, a pesquisa do Opinion Box mostra que 78% das pessoas têm o hábito de desistir da compra na reta final

Mas, mais impressionante que esse número, é saber que 15% dos entrevistados têm o costume de fazer isso com frequência.

Para entender como reverter o abandono de carrinho, primeiramente é preciso descobrir as principais causas que levam os indivíduos a terem essa atitude. Será que muitos deles estão “só dando uma olhadinha” ou existem outras razões por trás dessa taxa tão alta?

É sobre isso que iremos falar hoje. Afinal, por mais que o carrinho abandonado no e-commerce seja uma prática comum, é importante criar estratégias para que isso não se torne um grande problema para seu empreendimento.

Algumas dicas são simples. Outras, precisam de um pouco de planejamento para serem implementadas. O ponto fundamental, aqui, é que você conheça essas alternativas para que possa aplicar em seu negócio de acordo com suas necessidades e realidade.

Então, quer saber mais sobre as principais razões que fazem os usuários desistir de comprar online e, principalmente, como evitar o carrinho abandonado? Então, continue a leitura!

5 motivos para ter um carrinho abandonado no e-commerce

1. Valor do frete

Segundo a Moosend, 60% dos usuários que desistem de finalizar sua compra fazem isso por conta da alta taxa do frete

Esse é um dos principais problemas em um país tão grande quanto o Brasil, pois o valor pode ficar muito elevado, principalmente se a distribuidora for longe da região em que a pessoa morar.

Apesar de ser um dos pontos mais comuns para o carrinho abandonado no e-commerce, a resolução não costuma ser tão simples. 

A principal estratégia de vendas, nesse caso, seria oferecer mais de uma opção de entrega e, assim, o consumidor pode escolher por aquela que mais convém. Contudo, é preciso atentar-se também ao próximo motivo. 

2. Prazo de entrega

Se o frete alto pode gerar desistência, prazos muito longos para a entrega também. Apesar dos usuários saberem que as compras pela internet podem demorar, a ansiedade faz com que a inquietação pela entrega do produto seja grande.

Atualmente, alguns empreendedores têm a opção de não trabalhar apenas com os Correios, mas também com transportadoras. Dependendo da localização do negócio, essa pode ser uma boa alternativa para que as mercadorias cheguem em segurança e em um tempo mais rápido.

3. Comunicação insuficiente

Se em uma loja física o cliente pode ver os produtos, pegar com as próprias mãos, sentir o material, analisar o tamanho e até experimentar, sabemos que isso não é a realidade no e-commerce.

Portanto, é fundamental ter uma comunicação assertiva, que indique todas as características dos itens. Além disso, conter uma boa foto, que mostre os principais atributos do produto é o ideal para chamar a atenção do consumidor.

Outro ponto é informar as variedades existentes. Por exemplo, se é um e-commerce de roupas, vale divulgar todas as cores da mesma mercadoria que estão presentes no estoque. Ao mesmo tempo, inserir uma tabela de tamanhos pode fazer a diferença para que as pessoas se sintam mais confiantes no momento da compra.

4. Cadastro longo e complicado

Ter um checkout otimizado, que seja prático e descomplicado é uma das principais maneiras de garantir uma boa experiência ao cliente. Até mesmo porque, vale pensar: se o consumidor apenas deseja concluir a compra, será que realmente vale a pena dificultar esse processo?

Além disso, quando a finalização da compra acaba levando para um redirecionamento da página, isso pode causar desconfiança. O ideal, nesse caso, é sempre privilegiar os pagamentos no próprio site do e-commerce, além de oferecer boas opções de pagamento. 

5. Falta de segurança

Apesar das pessoas estarem cada vez mais acostumadas a fazer compras online, não podemos deixar de priorizar a questão de segurança e, principalmente, a desconfiança que muitos ainda têm.

Para resolver esse aspecto, vale investir em certificados digitais de segurança, como o SSL. É uma maneira simples de mostrar visualmente aos usuários que o seu site é seguro. 

Além disso, vale também priorizar a segurança da informação para garantir que os dados dos clientes estejam seguros. Apesar de poucos pensarem sobre isso, é essencial para a percepção da marca pelo público. 

Outra maneira de deixar os clientes mais tranquilos é incluindo depoimentos e notas dos clientes antigos na página de produtos. Essa é uma espécie de prova social de que a sua marca é uma empresa séria e responsável.

Como reverter o abandono de carrinho? 

Agora você já conferiu os principais motivos que levam ao carrinho abandonado no e-commerce e, nesses aspectos, já sabe como melhorar esses pontos no seu negócio.

Mas não tem como reverter o abandono de carrinho sem pensar em outras táticas que podem fazer a diferença. Separamos quatro dicas que podem ser facilmente implementadas para mudar as taxas de conversão do seu e-commerce. Confira!

Remarketing

O remarketing é uma das principais técnicas utilizadas nas vendas pela internet. Basicamente, podemos defini-lo como uma estratégia de anúncios digitais que alcança os usuários que já tiveram contato com sua empresa.

Você provavelmente já percebeu que, depois de pesquisar por um produto, várias propagandas começaram a aparecer desse mesmo item – ou semelhantes. Segundo a pesquisa do Opinion Box, 79% já abandonaram o carrinho e foram impactados por anúncios dos itens abandonados.

Ou seja, essa é uma prática comum no mundo das vendas digitais e que, por vezes, traz resultados positivos. Mas ela pode ser ainda mais bem aproveitada com a dica seguinte.

E-mail marketing

O uso de e-mail marketing para diminuir a taxa de carrinho abandonado no e-commerce pode ser uma boa alternativa para lembrar ao consumidor que os produtos estão ali esperando por ele.

Mais ainda se essa comunicação vier com cupons ou descontos. Ou, quem sabe, a oportunidade de fechar a compra com frete grátis?

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Fonte: Opinion Box 

Como você pode ver, essa é uma opção viável para que o usuário volte ao seu site e finalize a compra. Contudo, é necessário avaliar a realidade da empresa para que os descontos não se tornem um problema no futuro. 

Usabilidade do site

Um estudo feito pela PayPal mostrou que aproximadamente 80% dos brasileiros fazem suas compras online pelo celular. 

Isso significa que ter um site otimizado para esse dispositivo e responsivo é essencial para melhorar a experiência do consumidor, permitindo que ele finalize a compra com segurança e de forma simples.

Estrutura para servidor do e-commerce

Essa é uma das principais dicas que pode melhorar o resultado das vendas e aumentar a taxa de conversão. 

Afinal, ficar com a página fora do ar pode não apenas desestabilizar os serviços, mas fazer com que inúmeras pessoas não consigam concluir suas compras.

Um exemplo disso é o que aconteceu com os sites do grupo B2W. Se até grandes corporações estão sujeitas a isso, é importante se prevenir para que o seu e-commerce também esteja seguro.

Isso pode ser resolvido quando se tem uma boa estrutura de servidores e hospedagem. Assim, é possível diminuir as falhas, em conjunto com camadas de segurança que impedem a invasão do sistema.

Dessa maneira, é possível promover uma experiência positiva ao seu cliente do começo ao fim, inclusive, diminuindo o abandono de carrinho. E isso é o que todos esperam, certo?

Este post foi escrito pela equipe da Safetec, uma empresa estabelecida no conceito de inovar a forma de trabalhar das organizações, através de soluções de computação em nuvem focadas em comunicação, colaboração e produtividade.

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