Como usar o Marketing de Influência?

O Marketing de Influência tem dominado muitas iniciativas voltadas à divulgação de marcas e produtos. Cada vez mais, os influenciadores têm o poder de mobilizar consumidores e apresentar vantagens sobre um produto e serviço. 

Antes considerados próximos de “garotos propaganda”, os influenciadores ou “influencers” hoje em dia são, cada vez mais, pessoas comuns que se destacam produzindo conteúdo na internet, em especial em redes sociais. 

A razão dessa prática fazer tanto sucesso costuma ser ligada a um hábito muito comum, que é adquirir algo porque foi indicado. Todos se sentem mais seguros se alguém de confiança atesta que o serviço ou item é de qualidade. 

Assim, o marketing de influência se baseia muito na credibilidade que o influenciador tem junto ao público que a empresa visa atingir, mas não só isso. Há muito mais no marketing de influência. 

O que é Marketing de Influência?

O marketing de influência pode ser considerado como uma evolução de uma prática utilizada por muitas empresas: associar seu produto a alguém conhecido pelo público, que seria o endossador daquele item. 

Antes, a propaganda seria realizada de forma explícita, com uma atriz gravada em estúdio de produtora de conteúdo audiovisual apresentando os benefícios do produto em sua vida e porque é a sua escolha. 

Em outras palavras, o conceito de “eu uso e garanto” fez com que diversas marcas se apoiassem em figuras como atrizes, atores, cantores e famosos no geral para validar a qualidade. 

O marketing de influência tem sua origem nessa crença que, aquela pessoa, muito conhecida, tem parte de seu sucesso ligado ao uso de um produto ou serviço específico, o que não somente atesta sua qualidade mas também aumenta o desejo. 

Afinal, uma famosa que adota fachada glazing residencial está dizendo para seu público que aquela é sua escolha e que é dotada de bom gosto, o que fará com que a fachada se torne mais atrativa para os consumidores. 

Com o aumento de produção de conteúdo de forma independente, os influenciadores deixaram de ser apenas pessoas famosas, com programas de televisão e discos de ouro, para se tornarem (quase) pessoas comuns. 

Isso fez com que o marketing de influência chegasse em outro patamar, porque permitiu que o público se identificasse ainda mais com pessoas compartilhando seu cotidiano e suas práticas diárias, expondo suas vidas para ganhar reconhecimento. 

Dessa forma, se uma influenciadora com muitos seguidores em uma rede social comenta, apenas brevemente, que levou seu animal para realizar um ecocardiograma para cachorro e foi bem atendida, naturalmente seus espectadores serão atingidos.

E é possível que, para realização do exame, tenha havido uma parceria com o hospital veterinário que será apresentado em fotos e vídeos da influenciadora, sem que, contudo, pareça ser uma propaganda. 

Isso faz com que a escolha seja mais crível para seus seguidores, que a confiança que a influenciadora passa se estenda para a empresa escolhida e que o engajamento da clínica aumente muito mais. 

Estes apenas são alguns dos benefícios que podem estar presentes ao escolher o marketing de influência e o porquê sua importância tem crescido ao longo do tempo. 

Por que a prática pode ser importante para o negócio? 

Seja qual for o ramo do negócio ou empreendimento, o fato é que o marketing de influência praticamente não tem limites no momento de anunciar ou indicar de forma indireta algum serviço e produto. 

Isso porque, diferente das propagandas antigas, esse tipo de marketing é feito de forma suave e como parte do contexto dos influenciadores, cabendo em qualquer situação do cotidiano ou criada especificamente para aquela marca.

Outro ponto importante é que, por mais que influenciadoras mais jovens e famosas costumam fazer mais sucesso e ter mais seguidores, o universo de influencers é muito diverso e sempre é possível encontrar a pessoa certa para conversar com o público-alvo. 

Mesmo que um produto para pessoas com necessidades específicas, como curativo especial para pé diabético, pode ser anunciado por um influenciador que poderá apresentar seus benefícios e introduzi-lo junto ao público correto. 

O marketing de influência pode ser extremamente importante por diversos motivos como:

  • Maior proximidade com o público-alvo;
  • Aumento de engajamento; 
  • Maior reconhecimento da marca; 
  • Mais credibilidade para o produto; 
  • Aumento de alcance. 

Por isso, o marketing de influência está entre as estratégias preferidas da maioria das empresas que visa ampliar seu alcance e seu engajamento junto ao público-alvo, aumentando não só suas vendas mas também sua proximidade. 

4 dicas de como usar o Marketing de Influência 

Como visto, o marketing de influência pode ser adotado em qualquer ramo profissional, desde que sejam tomados alguns cuidados na escolha e na condução da parceria junto ao influenciador. 

Essa é a primeira dica que pode ser oferecida no momento de usar o marketing de influência para qualquer negócio. 

Escolha bem o influenciador 

Se a intenção é tornar uma empresa de lavagem de estofados de carros mais conhecida, não é possível optar por um influencer que anuncia não ter carro e ser um forte adepto do uso de bicicletas.

Tampouco será uma boa escolha alguém que não tenha apreço por veículos e com quem o público-alvo não consiga se identificar e não acompanhe o cotidiano, pois a estratégia não será proveitosa. 

Assim, a escolha de um influenciador alinhado aos valores da marca, que tenha seguidores dentro do público-alvo e que possa oferecer uma associação positiva com a marca é essencial. 

Alinhe a estratégia de divulgação

Uma vez escolhido o influenciador ideal para sua marca, é importante que as iniciativas que serão realizadas sejam organizadas em conjunto garantindo que o profissional entregue o que foi combinado e que esteja de acordo com o esperado. 

Dessa forma, se foi proposto um vídeo que mostre por que automatizar portão 2 folhas é interessante, que seja realizado um roteiro em conjunto e enviado para aprovação da empresa que contratou o influenciador, por exemplo. 

Isso pode garantir que os resultados fiquem mais próximos do esperado, e que o influencer também possa manter sua forma de se comunicar espontaneamente com o público, algo essencial no marketing de influência. 

Defina métricas 

De entre o planejamento a ser realizado junto com o influenciador escolhido para representar a marca, é importante estabelecer métricas que serão acompanhadas para observar o sucesso da estratégia. 

Isso deve ser definido antes mesmo da contratação do influenciador, porque impactará diretamente a pessoa a ser definida como ideal para anunciar e representar o produto garantindo que alcance os resultados necessários. 

Se o influenciador falará sobre aluguel de impressora jato de tinta, é essencial ficar claro se o objetivo é aumentar o número de clientes alugando, o conhecimento da marca ou, ainda, mais acessos ao site da marca. 

Isso fará com que a estratégia seja bem desenhada de modo que vise aos resultados que a empresa busca atingir através do marketing de influência. 

Esteja atento a legislação e boas práticas 

Hoje em dia, é fundamental estar atento à regulação e às boas práticas para marketing de influência. E isso visando proteger o consumidor de se confundir e não perceber que se trata de uma propaganda. 

Assim como um laudo de ppra é exigido para que algumas atividades possam ser desenvolvidas, na internet há limitações e regulamentações que devem ser seguidas à risca para que sua estratégia de marketing siga bem-sucedida. 

Um influenciador ético e que segue corretamente as exigências das plataformas será a melhor escolha para representar bem uma marca e oferecer bons produtos e serviços. 

Considerações finais 

O marketing de influência, proveniente dos primórdios da propaganda, também conhecido como o famoso “boca a boca”, pode fazer muito por qualquer negócio de modo a garantir maior retorno e mais reconhecimento para a marca que o utiliza.

Isso porque reúne características muito importantes para impulsionar vendas, como o aumento da credibilidade, o maior engajamento do público com o produto e amplifica o alcance para que mais pessoas conheçam a empresa. 

Engana-se quem pensa que apenas influenciadores muito famosos e que cobram altos valores para anúncios podem fazer um bom trabalho no momento de realizar a estratégia de marketing. 

Por vezes, influenciadores com alcance menor mas adequado e no nicho certo podem fazer com que as metas sejam batidas de forma muito mais eficaz, já que poderão se comunicar com as pessoas corretas para aquele produto.

Outro ponto muito importante é que é necessário ter cuidado na escolha do porta-voz da marca de modo que se opte por pessoas que partilhem dos valores que a empresa busca expor para seus consumidores. 

Apesar dos riscos de se contratar alguém junto à marca, é evidente que os benefícios de ter alguém com credibilidade expondo seu serviço ou produto no cotidiano superam qualquer possível situação negativa. 

A chave para uma estratégia de sucesso é garantir que a marca conheça bem seu público-alvo e que consiga, igualmente, encontrar um influencer que traduza de forma verdadeira o que a empresa visa oferecer aos clientes por meio do produto.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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