Comportamento do consumidor: como usar a seu favor

Para que uma empresa tenha sucesso na sua jornada, ela precisa oferecer aquilo o que o seu público deseja. Esse caminho pode ser trilhado com tranquilidade quando ela conhece os seus clientes e entendendo o comportamento do consumidor.

Não é difícil imaginar que uma companhia consiga realizar cada vez mais vendas se o que ela oferece é exatamente aquilo o que o seu público procura. Ou seja, ela deve entender quais são as preferências dele. 

De fato, todo cliente precisa atender a uma necessidade ou quer satisfazer suas vontades e, por isso, vai atrás de comprar itens de consumo em diferentes empresas. Quando isso ocorre, as companhias passam a ter melhores resultados e lucratividade. 

No entanto, desenvolver o produto ideal pode ser difícil quando não há um conhecimento sobre o que o público quer consumir. Nesse sentido, nada mais apropriado do que conhecer a fundo o público-alvo da marca, entendendo seus padrões de consumo.

Um exemplo disso pode ser o de um condomínio que percebeu a necessidade de investir na contratação de profissionais, como um síndico profissional Belo Horizonte, para melhorar o dia a dia no espaço. 

Essa necessidade só pode ser percebida depois de uma análise do local, no qual foi identificado que existem demandas a serem cumpridas no condomínio, o que exigia um profissional qualificado para a função. 

Nesse caso, a empresa que oferece serviços desse tipo estudou o seu mercado e percebeu a demanda existente por síndicos para condomínios, de modo que conseguiu entender o comportamento do consumidor e usou-o em seu favor. 

Neste artigo, é possível entender o que é o comportamento do consumidor, os motivos pelos quais ele é importante, os fatores que influenciam nele, a mudança nesse aspecto depois da pandemia e conhecer dicas de como utilizá-lo de forma estratégica. 

Entendendo o que é comportamento do consumidor?

Quando uma loja comercializa muda de manjericão preço, ela tem o objetivo de vender várias unidades para o seu público, pois percebe que existe uma demanda no mercado para esse tipo de produto.

Esse conhecimento se dá pela percepção do comportamento do consumidor. De modo direto, ele se trata de um conceito que determina formas de estudar e as técnicas que são aplicadas para entender a tomada de decisão de compra.

É possível dizer que esse processo se dá em etapas, sendo a primeira o despertar do desejo ou a percepção da necessidade e, fases depois, chega a hora de finalizar o pedido. 

Ao estudar o comportamento do consumidor, uma empresa terceirizada de copeira, por exemplo, busca entender quais são os hábitos, as influências, os fatores e os estímulos que agem no processo.

Com esses dados em mãos, as companhias conseguem definir estratégias e ações que ajudem no processo de compra. Isso faz com que o consumidor percorra de forma mais rápida as etapas até o momento de fechar negócio. 

É interessante notar que, após o surgimento da internet, o comportamento do consumidor mudou de forma considerável, diante do universo de opções que se apresentam a ele. Por isso, é ainda mais fundamental entender como se dá esse processo. 

A importância do comportamento do consumidor

Como não poderia deixar de ser, é de grande importância que uma empresa de içamento em São Paulo ou qualquer outra de segmento diferente entenda o comportamento do consumidor. 

Em primeiro lugar, conhecer o comportamento do consumidor ajuda as empresas a tomarem decisões com base em dados, e não mais em achismos. Em segundo, esse conhecimento é capaz de mudar consideravelmente a experiência do cliente com a marca.

Em paralelo, com dados mais robustos, é possível criar campanhas de marketing mais assertivas, que possam impactar as vendas de forma positiva. Além disso, conhecer o comportamento do consumidor ajuda na criação de novos produtos ou serviços. 

Fatores que influenciam nesse comportamento

É de grande auxílio que as empresas saibam quais são os fatores que influenciam no comportamento do consumidor, pois isso pode determinar quais ações devem ser tomadas e como desenvolver um trabalho mais efetivo de vendas. São eles:

  • Classe social;
  • Influenciadores;
  • Cultura;
  • Fase da vida;
  • Amigos e familiares;
  • Motivação pessoal;
  • Personalidade;
  • Estilo de vida;
  • Crenças e princípios;
  • Experiências anteriores.

É verdade que antes de comprar um eletroduto rígido PVC antichama 3 4, podem ocorrer uma série de situações que mostrem para ele a necessidade de obter esse produto. Isso pode ter vindo de uma indicação de amigo ou de experiência anterior. 

Por isso, uma empresa que está atenta ao seu público e ao seu mercado de atuação passa a perceber os fatores que estão apresentados por ali e aprende a lidar com eles, para conquistar um retorno muito mais efetivo e promissor. 

O comportamento do consumidor no pós-pandemia 

Com a chegada da pandemia, muitas pessoas mudaram os seus hábitos de consumo para evitar problemas, como a contaminação própria e de sua família. Muitos estabelecimentos fecharam as suas portas ao não conseguir se adaptar a essa nova realidade. 

De qualquer modo, os clientes de diferentes empresas passaram a comprar apenas o essencial, deixaram de visitar lojas físicas e compram com cada vez menos frequência. Em paralelo, os clientes passaram a comprar mais alimentos para a entrega em domicílio.

Também houveram aqueles que passaram a comprar mais em estabelecimentos locais para apoiar a economia de pequenos estabelecimentos. Esses pontos foram levantados em pesquisas realizadas por empresas privadas, como a EY Future Consumer Index.

Por isso, para conseguir atender às expectativas de um público mais exigente, as empresas que vendem lavadora de piso tripulada, por exemplo, precisam adequar as suas estratégias a esse novo momento da jornada de compra. 

Usando o comportamento do consumidor positivamente

Agora que já foi possível entender melhor sobre vários pontos envolvendo o comportamento do consumidor, é também necessário saber como usar esses dados em favor da empresa, tornando-a mais produtiva e melhorando as suas ações e quantidade de vendas. 

Entender os motivos da compra

Fazer uma análise do perfil do cliente é sempre uma ação importante para as empresas. Isso porque é ao tentar entender melhor o que o consumidor busca, que ela se torna capaz de oferecer o que ele precisa. 

Sendo assim, uma mãe que está criando novos hábitos na família pode decidir matricular o filho em aulas de futebol e, para isso, precisará comprar produtos para a atividade, como um colete de futebol masculino.

A realização dessa compra pode possuir vários significados para a família, de maneira que a empresa que consegue conquistar esse entendimento sobre os motivos pelos quais as pessoas adquirem os produtos da companhia sai na frente das suas concorrentes. 

Treinar a equipe de vendas

Sabendo que são os vendedores a ponte de contato entre a empresa e o público, nada mais apropriado do que oferecer treinamentos que permitam uma melhor performance desses colaboradores com relação ao comportamento dos consumidores. 

É fundamental que os vendedores sejam comunicativos e saibam identificar aquilo o que o cliente procura. Dessa forma, com amplos conhecimentos sobre o comportamento dos compradores, é possível conquistar cada vez mais vendas. 

Acompanhar a concorrência

Quando existem outras empresas do mesmo setor que estão conseguindo se manter com boas vendas, é indicado que exista um acompanhamento de perto para a percepção do que funciona para a concorrente. 

Uma loja que vende várias unidades de válvula limitadora de pressão por dia percebeu algum ponto que auxiliou no aumento das suas vendas. Por isso, é interessante acompanhar para entender o que está sendo feito para replicar esse tipo de ação. 

Investir em inovação

Por fim, considerando as mudanças no comportamento do consumidor pós-pandemia, é essencial que a empresa invista em um plano de inovação. Nesse caso, ter um site de vendas ativo e fazer entregas de produtos são passos importantes e necessários. 

Quanto mais tecnologia for possível aplicar nas atividades do dia a dia, maior será o alcance de uma companhia no mercado. Isso, de fato, diz respeito tanto ao comportamento do consumidor quanto à competitividade da marca no seu segmento.

Considerações finais

É verdade que o comportamento do consumidor muda com o passar do tempo, o que quer dizer que as empresas precisam encontrar meios de acompanhar essas novidades e conseguir se manter como uma marca forte no mercado. 

Várias circunstâncias podem fazer com que as pessoas passem a comprar mais ou menos dentro de um período, sendo essencial para a companhia entender esses aspectos e adaptar o seu trabalho para continuar operando de modo produtivo. 

Por isso, entender o cenário e saber aplicar estratégias como a aplicação de pesquisas, assim como realizar treinamentos, acompanhar a concorrência e investir em inovação são passos que podem garantir o sucesso da empresa com maior tranquilidade e eficiência. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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