Quais os impactos da transformação digital na comunicação de grandes empresas

Transformação digital é o uso de ferramentas tecnológicas por parte das empresas para solucionar problemas do dia a dia, como produtividade, queda no desempenho, eficácia e agilidade.

A transformação só acontece quando ocorre uma mudança estrutural dentro da empresa, e esse assunto tem chamado a atenção de muitos gestores e empreendedores porque está no centro dos debates entre empresas de vários setores.

Alguns profissionais acreditam que a transformação digital se concentra apenas nos esforços da área de tecnologia da informação (TI), tendo como propósito melhorar a experiência do cliente, além de outras ideias e conceitos.

Mas é importante dizer que não se trata de algo para o futuro, mas uma realidade pela qual as empresas estão passando e que precisam prestar muita atenção para continuarem ativas no mercado.

O uso de ferramentas tecnológicas já se tornou uma necessidade para acompanhar as mudanças no mercado e as exigências do consumidor moderno. Já não dá mais para ignorar o fato e tentar sobreviver sem esses recursos.

Nesse processo, é necessário entender o conceito de transformação digital, por que investir nessa prática e os impactos que pode trazer na comunicação de grandes empresas.

O que é transformação digital

Para entender o conceito de transformação digital é importante saber o que acontece dentro das organizações. Companhias que surgiram antes da internet passaram por um grande desafio que foi se adaptar a novas regras.

Tudo o que orientava os negócios na era pré-digital deixou de existir, e isso acontece porque a transformação digital é um processo que muda a mentalidade da companhia para que utilize a tecnologia em sua modernização.

Com ela, um fabricante de tela de ferro para cerca melhora o próprio desempenho, aumenta o alcance de mercado e conta com avanços tecnológicos que geram impactos nos negócios e na vida das pessoas.

A transformação digital é algo que muda totalmente as organizações e garante a sustentabilidade das empresas. Mas mesmo sendo uma necessidade, ainda existem muitas organizações que não entraram na era digital.

Muitos negócios acreditam que a modernização é criar um site institucional ou um blog corporativo e um perfil nas redes sociais, mas não é necessariamente esse o caso.

A verdadeira transformação implica em uma mudança radical na estrutura, por meio da qual a tecnologia assume papel estratégico e não apenas uma presença qualquer.

O processo leva tempo e consome recursos, mas não são apenas as grandes organizações que precisam entrar na transformação digital, mesmo porque, não se trata de uma questão financeira.

Os negócios não precisam adotar todas as ferramentas tecnológicas, na verdade, esse processo depende das necessidades e da realidade da organização.

Para implementá-la, uma escola que oferece curso de combate a incêndio florestal precisa conhecer muito bem a si mesmo, assim sendo, se torna um desafio de gestão, indo além de marketing e tecnologia.

Por que investir em transformação digital

A transformação digital é um processo em que as organizações constroem uma mentalidade digital em todos os seus setores. Antes de entender por que investir, é necessário saber que esse processo é algo que está acontecendo agora.

Não é um processo para daqui a alguns anos ou para um futuro próximo, com isso, é urgente começar a investir o quanto antes.

O mercado mudou muito nos últimos anos e continua passando por muitas mudanças, e um bom exemplo disso são as mudanças no comportamento do consumidor e seu alto grau de exigência.

As pessoas procuram soluções rápidas e efetivas para suas necessidades, independentemente de onde estão. As companhias precisam estar atentas e buscar maneiras de conhecer os clientes e como se comportam.

Também existe o avanço da tecnologia e a internet que passou a fazer parte do cotidiano da sociedade, em outras palavras, as pessoas estão cada vez mais conectadas.

Um fabricante de vela de ignição Ford ka 3 cilindros precisa analisar o cotidiano do cliente porque as pessoas procuram resolver seus problemas por meio de recursos tecnológicos.

As organizações devem oferecer atendimento por meio deles, pois além de estar de acordo com as necessidades dos consumidores, ainda otimiza os processos.

Se tornando uma revolução fundamental para que a corporação tenha mais presença no universo digital e compreenda o comportamento dos consumidores nesses canais.

Qualquer negócio que não esteja atento à necessidade de melhorar a experiência digital dos clientes pode perder espaço para a concorrência.

Posto isso, passar pela transformação digital deixou de ser uma escolha há muito tempo. As organizações que não se adiantarem e usarem a tecnologia como solução vão perder espaço no mercado.

Existem algumas vantagens trazidas pela transformação digital que explicam ainda mais por que uma empresa de monitoramento de carros por GPS precisa investir. São elas:

  • Clientes mais satisfeitos;
  • Vantagem competitiva;
  • Melhora no desempenho;
  • Redução de custos e falhas.

A principal vantagem da transformação digital é uma melhoria na experiência dos clientes, mesmo porque um de seus propósitos é conhecer o comportamento e as necessidades das pessoas.

A companhia conhece para quem vende, então consegue oferecer a melhor solução e resolver os problemas do público.

Outro benefício é o aumento na vantagem competitiva, tendo em vista que as pessoas estão cada vez mais conectadas e as organizações precisam construir sua presença digital.

A substituição de processos manuais por trabalhos automatizados aumenta a eficiência produtiva, ademais, o uso de recursos tecnológicos faz com que o desempenho da companhia seja cada vez maior.

Por fim, a adoção de metodologias ágeis para o desenvolvimento de projetos faz com que a corporação reduza os erros e gastos desnecessários. Os processos são divididos em ciclos menores e isso facilita a gestão e a correção.

Impactos da transformação digital na comunicação

As grandes empresas, como um fabricante de peças para caminhão vw 8150, nota muitas mudanças em suas estratégias de comunicação ao investir em transformação digital. Alguns dos principais impactos são:

Comunicação horizontal

Os processos e atividades aconteciam de acordo com a hierarquia dos funcionários, mas, nos dias de hoje, esse modelo de trabalho não funciona mais.

Por conta da transformação digital, é necessário que todos os departamentos trabalhem de maneira integrada, fazendo a cadeia produtiva funcionar.

Isso só é possível com uma comunicação horizontal, focar na produtividade e garantir a qualidade dos produtos e serviços.

Facilidade na mensuração de resultados

Com a ajuda de plataformas de comunicação modernas, o gestor utiliza uma ferramenta que analisa a eficiência do negócio. Os relatórios gerenciais mostram se os números apresentados estão de acordo com o objetivo estabelecido.

É assim que o gestor de um coworking perto de mim vai fazer uma avaliação imparcial e precisa dos resultados. Se eles estiverem abaixo do esperado, é possível identificar vulnerabilidades e gargalos para corrigi-los.

São recursos que também colaboram com as tomadas de decisões, de modo a adotar novas tecnologias de trabalho e soluções que auxiliam no cumprimento das metas estabelecidas.

Atendimento personalizado

Outro impacto positivo é que a companhia pode usar sistemas integrados com as informações e o histórico dos clientes. Isso é vantajoso porque ajuda a marca a criar campanhas personalizadas e a oferecer as melhores opções para os clientes.

A empresa oferece exatamente o que o cliente precisa, considerando o seu perfil de consumo e interações anteriores.

O atendimento personalizado é fundamental para que um chaveiro especializado em abrir porta de carro consiga tomar decisões assertivas e trabalhar com estratégias de marketing e vendas de maneira direcionada.

Melhora a eficiência dos planos de ação

Não existe processo 100% perfeito, afinal, o mercado é muito dinâmico e exige alguns ajustes que modernizam a cadeia de produção. O uso de soluções tecnológicas traz relatórios detalhados que mostram a situação da companhia e apontam falhas.

Com esses dados, fica mais fácil elaborar um plano de ação efetivo, que colabore com o aperfeiçoamento de produtos e serviços e melhore o atendimento ao cliente. É assim que a organização vai manter sua eficiência e competitividade.

Alcance do público-alvo

Com os recursos tecnológicos e as plataformas digitais que existem hoje, uma empresa de aluguel impressora laser consegue interagir com as pessoas e isso aprimora a satisfação do cliente.

Os consumidores conseguem falar sobre sua experiência e isso aumenta o engajamento de outros indivíduos que possam se interessar pelas soluções da marca.

Da mesma forma, as campanhas nas redes sociais curtidas e compartilhadas também conseguem alcançar os potenciais clientes.

Considerações finais

Não é possível ignorar todas as mudanças que a transformação digital trouxe para a realidade de pessoas em empresas.

Investir nela é muito mais do que modernizar o negócio, é fazer com que ele acompanhe o mercado e tenha condições de atender às demandas de consumidores cada vez mais exigentes.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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