Primeira venda como Afiliado: tudo que um iniciante precisa saber

Neste artigo, abordaremos acerca dos passos essenciais para que você consiga realizar não só a primeira venda como afiliado, mas também como fazer as primeiras vendas na internet sendo um total iniciante.

Independente se você irá divulgar produtos de plataformas como Hotmart, Monetizze, Amazon ou outras, seguindo esses passos, tudo começará bem.

Esse artigo também é para você que já tem um bom tempo tentando vender na internet, mas não conseguiu ainda.

Então, fique tranquilo! Leia todo o conteúdo atentamente e descubra como montar um negócio sólido e comece a realizar vendas sendo um afiliado.

Primeiramente, iremos compreender alguns conceitos básicos e logo em seguida aprofundarmos mais no assunto.

O que é um afiliado?

Afiliado é uma pessoa, física ou jurídica, que vende produtos de plataformas de afiliados e recebe uma comissão por cada venda realizada.

Esses produtos podem ser físicos ou digitais, e as comissões variam de acordo com o produto promovido.

Existem várias vantagens de se tornar um afiliado, dentre elas está a de não ser preciso ter um estoque. Também não é necessário embalar a mercadoria para realizar a entrega. Essa parte ficará por conta do dono do produto.

Como faço para me tornar um afiliado?

Para se tornar um afiliado é muito fácil, basta escolher uma plataforma que disponibiliza um programa de afiliado e realizar o cadastro, preenchendo os campos necessários.

Também é importante inserir seus dados bancários para receber os comissionamentos.

Depois de ter feito os passos acima, escolha os produtos que deseja vender e a cada venda, através do seu link, você receberá uma comissão.

Quais as principais plataformas de afiliados? Existem uma infinidade, porém as mais populares são: Hotmart, Edduz e Monetizze.  Também, existem programas de afiliados como Lomadee e Amazon onde é possível divulgar produtos físicos como celular, notebook, livro, etc e ganhar uma boa comissão.

Basta escolher uma delas, fazer o cadastro e começar a divulgar os produtos que desejar.

Vale ressaltar que cada plataforma possui algumas regras básicas e exigências mínimas, então é bom ler as diretrizes de cada uma.

Primeira venda como Afiliado

Para realizar a primeira venda como afiliado, será preciso a criação de um ou mais locais onde atraia um público específico. Eles precisam estar interessados em assuntos relacionados aos produtos que você pretende divulgar.

Esses locais podem ser páginas em redes sociais, blog ou mesmo um canal no YouTube. Também é possível manter e divulgar seus conteúdos em todos esses locais, assim, os resultados podem ser ainda melhores.

Mas, como as pessoas vão encontrar os conteúdos e comprar os produtos? Continue lendo…

Entendendo os tipos de tráfego

Vale ressaltar que existem dois tipos de estratégias para começar a ganhar dinheiro pela internet: com tráfego pago e tráfego orgânico. 

  • O que é tráfego pago

É uma forma de fazer publicidade paga para alcançar um público específico. Existem diversas plataformas para isso, como por exemplo, o google ads, facebook ads e outros onde é possível criar anúncios pagos.

  • O que é tráfego orgânico

Ao contrário do pago, o tráfego orgânico é gratuito e consiste em otimizar a estrutura do seu blog, site ou do canal no YouTube para que quando as pessoas realizarem uma pesquisa no google encontrem o seu conteúdo.

  • Qual o tipo de tráfego mais vantajoso para um iniciante?

Para pessoas iniciantes em vendas online, é interessante começar com o tráfego orgânico, pois o mesmo poderá ser construído sem gastar dinheiro e com o passar do tempo os resultados poderão ser maiores e mais sólidos.

Como começar a trabalhar como afiliado?

Agora que você já sabe o que é, como se tornar e as formas de tráfego, vamos ensinar como colocar tudo em prática para que você consiga realizar a primeira venda como afiliado.

  1. Escolha um nicho de atuação 

O primeiro passo para ganhar dinheiro como afiliado é escolher o nicho certo. Se você não sabe o que é “nicho”, vamos ao conceito: Nicho é o mesmo que “área de atuação no mercado que pretende trabalhar”. Vejamos exemplos de nichos: Marketing Digital, saúde, educação dentre muitos outros.

Evite fazer a escolha do nicho de maneira aleatória, nem tão pouco escolha o primeiro que vinher em sua mente. Selecione o nicho baseado em uma área que você domine ou pelo menos você se identifique.

Vamos dar um exemplo básico aqui: se você é uma pessoa que gosta de vôlei, natação, etc, o ideal seria trabalhar com o “nicho de esporte“. Já se você domina outro tipo de área, busque o nicho corretamente.

Quando trabalhamos com algo que entendemos, será possível elaborarmos materiais mais ricos de informações, além de tirar dúvidas das pessoas mais facilmente.

  1. Escolha os produtos certo para promover

Após ter escolhido em qual área pretende trabalhar, agora será a vez de escolher os produtos que deseja vender pela internet.

Vale lembrar que a escolha dos produtos não pode ser de maneira aleatória. Dentro do seu nicho, escolha produtos de extrema qualidade. 

Quando você se interessar em um determinado produto, faça uma pesquisa na web para ver o que as pessoas estão falando. Também é de total importância ler atentamente as especificações e descrição do mesmo. 

  1. Crie sua estrutura online

Esse é um dos passos mais importantes para conseguir o sucesso no marketing de afiliados. 

Crie uma estrutura online própria e profissional. Você poderá preparar um blog de conteúdos, um mini site ou mesmo um site informativo 

Mas o que garantirá  os resultados serão os conteúdos de qualidade e estratégias de marketing.

Quando você cria um blog, por exemplo, e começa a publicar ótimos conteúdos, com o passar do tempo, aos poucos você vai obtendo um público interessado pelos seus conteúdos. É assim que vai formando uma base de audiência.

Outra coisa importante é que, ao construir seu blog ou site, você terá a possibilidade de divulgar seus produtos de afiliados introduzido dentro de seus artigos. Com isso, você não precisará fazer spam e a possibilidade de aparecer vendas será maior.

  • Faça vídeos para o YouTube

Criar vídeos e publicá-los no youtube é uma boa ideia para quem visa realizar vendas online.

Existem dois tipos de estratégias de vídeos que dão certos para afiliados, são os vídeos de conteúdos e os vídeos reviews. Os dois dão resultados, basta saber como utilizá-los de maneira correta.

Vários influenciadores digitais aproveitam do engajamento do canal para vender produtos de afiliados, eles utilizam a descrição para inserir links de produtos. Saiba que isso, mesmo quem possui um canal pequeno pode fazer.

Para realizar a primeira venda como afiliado no youtube é muito mais simples do que em qualquer outra plataforma. Basta otimizar os vídeos enviados para que as pessoas o encontrem, para isso existem técnicas de SEO.

  • Esteja nas redes sociais 

Atualmente, as redes sociais são grandes aliadas dos afiliados. Além de manter perfis ativos e com certa frequência de conteúdos, elas podem ser utilizadas para levar tráfego para seu blog e consequentemente ajudará na realização de vendas.

Considerações finais

Ao seguir esses passos essenciais, você irá começar a trabalhar como afiliado de maneira mais planejada e as vendas vão ocorrer de maneira orgânica, sem a necessidade de investimentos altos.

É bom ter em mente que, após realizar algumas vendas, será uma atitude sábia investir o dinheiro que faturou para obter conhecimentos, através de treinamento, ou mesmo investir a grana na melhora de sua estrutura online.

Insistimento Portal de Notícias